Agenda internacional

Em Madri, Lula diz esperar que acordo UE-Mercosul seja fechado neste ano

Petista destacou que acordo deve ser 'equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil'

|
Lula disse que Brasil e Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com UE - Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (25/04) que o Brasil e os países do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações do acordo com a União Europeia (UE) ainda neste ano.

Durante fórum com empresários brasileiros e espanhóis em Madri, o presidente declarou que o Brasil e os sócios do Mercosul estão "engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia, e esperamos ter boas notícias ainda neste ano", destacando que o acordo é "muito importante para todos, e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil".

Segundo Lula, "a feliz coincidência de que ambos, Brasil e Espanha, presidirão nossas reuniões aduaneiras no segundo semestre, permitirá avanços substantivos para a conclusão do acordo".

"Acho que a Espanha, na presidência da União Europeia, poderá ajudar muito na conclusão desse acordo, que eu imaginava que ia ser feito no meu primeiro ano de mandato, em 2003, e esse acordo não foi feito. Espero que a gente consiga fazê-lo agora", concluiu ele

Já em relação à invasão russa à Ucrânia, o petista pediu o empenho da comunidade internacional para o fim do que classificou como “guerra insana”.

Lula afirmou que compreende a visão da UE sobre o conflito russo que “jamais poderia ter acontecido”, principalmente porque não se deve aceitar uma invasão territorial, mas ressaltou que não vê “ninguém falando em paz”.

“E, às vezes, eu fico me perguntando: até quando essa guerra vai durar? Porque, se ninguém quiser construir a paz, e os dois lados, o que invadiu está reticente e o invadido também tem sua razão de estar reticente, eu fico me perguntando quem é que vai tentar resolver essa situação", acrescentou.

Além disso, Lula garantiu que o Brasil está empenhado “na tentativa de arrumar parceiros para que a gente possa trazer a paz” para a região, para que a “Ucrânia possa ficar com o seu território, para que os russos fiquem com a Rússia, mas para que o mundo não sofra a falta de alimento, para que o mundo não sofra a falta de fertilizantes e para que o mundo volte a prosperar para gerar empregos que a humanidade precisa”.

O político lembrou, inclusive, que já conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Schoz, e com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, sobre o plano de paz no território ucraniano.

Ele disse ainda que pretende se reunir com o líder da França, Emmanuel Macron, nas próximas semanas.

Lula espera que a iniciativa “traga a paz de volta na nossa querida Europa e que a gente não fique sonhando toda a noite com uma Terceira Guerra Mundial”.

(*) Com Ansa.