A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. – Trensurb, completa 43 anos de fundação nesta terça-feira (25). Em 25 de abril de 1980, foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal.
A linha metroferroviária foi inaugurada em 1985. Hoje, liga 22 estações em seis municípios é essencial para o sistema de transporte da região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2022, mais de 107 mil usuários utilizaram diariamente o serviço.
O sistema possui uma extensão total de 43,8 km, entre a Estação Mercado, em Porto Alegre, e a Estação Novo Hamburgo, no município de Novo Hamburgo. A linha também atende os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.
Estatal administrada pelo governo federal, a Trensurb comemora seu aniversário sob risco de privatização. No governo Bolsonaro (PL), a empresa foi colocada no Programa Nacional de Desestatização (PND). O governo Lula (PT), recentemente, retirou algumas estatais dessa lista, contudo a Trensurb segue no PND.
Na quinta-feira da semana passada (13), em audiência pública sobre os desafios do transporte metropolitano coletivo de passageiros na região Metropolitana de Porto Alegre, na Assembleia Legislativa do RS, a importância da empresa esteve em pauta. A possibilidade da privatização foi a principal preocupação expressa pelos manifestantes.
O debate terá um novo capítulo de discussão no parlamento gaúcho. A presidente da comissão, deputada Stela Farias (PT), anunciou que o colegiado irá promover, ainda em maio, uma audiência pública para tratar especificamente do tema.
Até 2002, a Trensurb vinculava-se ao Ministério dos Transportes. Em 2003 passou a atender às orientações do Ministério das Cidades e, em 2019, integrou-se ao Ministério do Desenvolvimento Regional (fusão dos extintos ministérios da Integração Nacional e das Cidades). Anteriormente uma sociedade de economia mista, em 2018, a Trensurb teve alteração de sua natureza jurídica, passando a ser uma empresa pública.
História
Inauguração da Linha 1 em 2 de março de 1985 / Foto: Arquivo/Trensurb
A Trensurb começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.
Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em 1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens unidades elétricas, adquiridos do Japão. Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio.
Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros.
* Com informações da Assessoria de Imprensa Trensurb
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