Evento comunitário

Festa celebra 36 anos do Rubem Berta, o bairro mais populoso de Porto Alegre

Celebração começa às 9h e segue até às 22h, com shows, feira de artesanato, atrações infantis e ações solidárias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Às 9h inicia o evento, com café comunitário, na avenida Adelino Ferreira Jardim, na altura do número 280 - Reprodução

O bairro Rubem Berta completa 36 anos neste domingo (30) com festa para toda a comunidade. Atualmente, a Cohab Rubem Berta é o bairro com a maior população de Porto Alegre. De acordo com o IBGE, são cerca de 87 mil moradores, sendo também o bairro com a maior população negra da cidade.

A festa acontece na avenida Adelino Ferreira Jardim, na altura do número 280. Inicia às 9h com café comunitário e segue até às 22h com apresentações musicais, cortes de cabelo, atendimentos de saúde, distribuição de livros e a tarde feira de artesanato, brechó solidário, shows, brinquedos infláveis e bolo gigante.

O encerramento da festa será com o arrastão da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. O evento é uma organização de diversas instituições, coletivos e moradores do bairro.

Segundo a organização, o evento é resultado da força comunitária e se coloca como uma alternativa para a população, de um bairro que enfrenta um momento de violência.

Um pouco da história do bairro

Nos últimos dez anos, foi o bairro que mais cresceu entre os 79 de Porto Alegre. Somente o famoso conjunto residencial é formado por 39 núcleos. Cada núcleo tem oito prédios com 16 apartamentos cada, que abrigam cerca de 5 mil famílias. O bairro presta uma homenagem a Rubem Martin Berta, um dos pioneiros da aviação comercial brasileira, primeiro funcionário da Varig fundada em 1927.

Até o início do século 20, sua economia era baseada na venda de leite. Os minifúndios dominavam a paisagem e também abasteciam a área central de Porto Alegre. Criado pela Lei 3.159 de 1968 mas popularmente reconhecido a partir da ocupação dos apartamentos em 1987 onde o movimento de luta pela moradia ganhou força e depois na Lei municipal 10.129 de 2006, fica localizado no limite Norte da cidade, faz divisa a Leste com o município de Alvorada, a Oeste com o Sarandi, e ao Sul com o Protásio Alves e o Mário Quintana.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira