Disputa

Eleições no Paraguai: com sessões de votação fechadas, país espera anúncio do novo presidente

Votação foi realizada por urna eletrônica; Tribunal Eleitoral assegura que resultado será conhecido nas próximas horas

|
Urnas foram fechadasa no Paraguai e resultado deve ser divulgado ainda hoje - Reprodução/ Twitter/ TSJE Paraguai

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai (TSJE) anunciou, às 17h deste domingo (30/04), o fechamento da maioria dos colégios eleitorais em todo o país.

Apesar da decisão, o organismo afirmou que algumas pessoas que ainda estavam nas filas dentro dos colégios eleitorais ainda poderiam realizar o seu voto.

Segundo o TSJE, cerca de 4,7 milhões de pessoas eram esperadas nas eleições gerais do país, que escolheram o presidente que governará o país durantes os próximos cinco anos [até meados de 2028], além de 45 senadores, 80 deputados e 17 governadores de províncias.

A votação foi realizada através de urnas eletrônicas, razão pela qual o PSJE assegura que os resultados oficiais serão anunciados ainda durante este domingo.

Entre os principais candidatos na disputa estão o conservador Santiago Peña, do Partido Colorado [o mesmo do atual mandatário Abdo Benítez], o progressista Efraín Alegre [apoiado pelo ex-presidente Fernando Lugo] e o ultranacionalista Payo Cubas, representante da extrema direita.