Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

REGULAMENTAÇÃO

Artigo | Mil vezes

Aprovação do PL das Fake News é questão de vida ou morte para a democracia brasileira

08.maio.2023 às 15h33
Porto Alegre
Alex Saratt

"É inaceitável que um conjunto conglomerado de empresas privadas tenha maior importância e prioridade do que a demanda pública de toda uma população" - Foto: Pedro França / Agência Senado

A máxima propagandística do nazismo dizia que uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade. Imagine então se for espalhada milhões de vezes. A revolução tecnológica não é um fenômeno destacado das relações de produção, formações sociais e da luta de classes e anti-imperialista, nem de qualquer outra manifestação política ou realidade concreta.

Tivemos um exemplo límpido e cristalino do grau de radicalidade do embate acerca de democracia, liberdade e soberania quando da votação do PL2630, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, e dele procuramos e precisamos extrair análises e ensinamentos.

Grosso modo falando, o poder das corporações transacionais ficou patente. Seus interesses e ações suplantaram o Estado Nacional brasileiro e mostraram articulações que envolveram vastos setores sociais, políticos e econômicos. Ademais, unificaram uma oposição parlamentar que vinha sofrendo sucessivos reveses no campo institucional.

:: Solenidade instala a Frente Parlamentar pelo Combate à Disseminação de Notícias Falsas ::

A supremacia da concepção neoliberal deixou o terreno da teoria e ganhou prática, objetividade e consequência. É inaceitável que um conjunto conglomerado de empresas privadas tenha maior importância e prioridade do que a demanda pública de toda uma população.

Pior: para alcançar intento o poderio se aliou ao que há de mais nefasto e repulsivo na sociedade. Fascistas, fundamentalistas religiosos, milicianos digitais, mercadores do ódio, da mentira e da violência, psicopatas empresariais e outros escroques viram na situação uma oportunidade de retomar o ataque à democracia, legalidade, cidadania e direitos humanos.

Nota negativa foi o apoio dado por parcela da esquerda e setores progressistas ao discurso e obstrução feito pelos inimigos do povo e da nação. Por incompreensões ou motivos pouco abonadores. Miraram o bolso em vez do livreto que compila nossa Constituição Federal. Lamentável!

O produto dessa peleia foi mais que um mero recuo do governo ou uma frustração dos movimentos que lutam pela democratização da comunicação. Ascendeu novamente o mote negacionista, fraudulento e degradante da narrativa irracionalista, desumanizada e tributária da morte.

:: Disputa sobre PL das Fake News e CPI do MST são aguçamento da luta de classes no Brasil ::

Enfrentar essa questão é tarefa fundamental, ainda que represente grave perigo para a frágil concertação e estabilidade criada com a Frente Ampla e o Governo de Reconstrução Nacional. Divisar corretamente o cenário e seus atores, as perspectivas e possibilidades, o ideal e o real, eis aí sinal de maturidade e paciência histórica.

Mobilizar com inteligência, amplitude, unidade e força nossas melhores energias, tornar o debate e sua resolução coisa pública, imprescindível para a afirmação de um Estado que funcione para o povo cidadão, se colocam como imperativos.

Praticamente questão de vida ou morte para a democracia, tal como explicita obra de título quase homônimo. Ou avançamos na regulamentação das mídias ou teremos não mais mil, mas mil milhões de vezes a mentira repetida como verdade, doutrina e lei.

Pela aprovação do PL2630!

* 1º vice-presidente do CPERS

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.     

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Injustiça

‘O povo sempre encontra seu caminho’, diz Cristina após confirmação de condenação

EM ISRAEL

Ativista brasileiro Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome desde domingo

TERRITÓRIOS

Encontro reúne mulheres kilombolas do Pampa para debater participação política e representatividade

TRAMA GOLPISTA

Bolsonaro usa interrogatório no STF para falar com eleitores, analisa advogado

PERIFERIA CRIATIVA

Canoas recebe a exposição Diáspora Returns: um encontro entre África, América e cultura urbana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.