11 a 14 de maio

Feira da Reforma Agrária do MST terá Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Liniker e 200 artistas

Evento acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo, e todas as atividades são gratuitas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Um dos ícones do samba, Jorge Aragão se apresentará na IV Feira Nacional da Reforma Agrária - Divulgação

Além de reunir produtores e produtoras de todo o país, com 500 toneladas de alimentos, a quarta edição da Feira Nacional da Reforma Agrária vai oferecer apresentações - todas gratuitas - de grandes nomes da música brasileira, como Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Johnny Hooker, Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Lenine, Liniker, Chico Cesar e Mestrinho.  

A feira acontece entre os dias 11 e 14 de maio no Parque da Água Branca, em Perdizes, zona oeste da capital paulista. As atividades começam pela manhã e vão até 20h, de quinta a domingo. Os visitantes poderão conferir atrações culturais e gastronômicas durante todo o dia, nos quatro dias de evento.

Entre as atividades previstas estão espetáculos de teatro, de música regional e campesina, cortejos, apresentações de Folia de Reis, jongo e muito mais. Ao todo, serão mais de 200 artistas. Encerrando cada dia de atividades, o Palco Arena terá atividades a partir das 18h.

No primeiro dia, quinta-feira,  vão ocorrer diversas apresentações regionais simultâneas, em palcos diferentes. À partir das 18h, tem Zeca Baleiro e Alessandra Leão, com participação dos Sem Terra. 

Na sexta (12), após várias atrações desde a manhã, sobem ao palco Yago Opróprio e Jorge Aragão.

A agenda de sábado (13) à noite tem Gaby Amarantos e Johnny Hooker, além da escola de samba paulistana Camisa Verde e Branco. Antes, a dupla Cacique e Pajé, seguidos do grupo Baobá, Clarianas e Canções de Luta.

O encerramento, no domingo (14), terá à partir das 13h30 Samba de Origem, Pastoras do Rosário e Pereira da Viola. À noite, Lenine, Larissa Luz, Liniker, Alzira Espíndola, Tulipa, Chico César e Mestrinho.

Festa gastronômica 

Alimentação saudável, gostosa e que faz parte de uma cadeia produtiva com responsabilidade ambiental e social é um dos pontos fortes da feira. As mais de 30 cozinhas instaladas vão oferecer quase 100 pratos que representam as culinárias de todas as grandes regiões brasileiras. 

De bobó de camarão e baião de dois (Nordeste) à galinha caipira no leite de coco de babaçu e maniçoba (Norte); de arroz com pequi e ventrecha de pacu (Centro-Oeste) à arroz com lula e carreteiro (Sul). Do Sudeste, alguns exemplos que o visitante pode explorar são o porco de tacho, lombo de jaca e feijão tropeiro. 

A Feira

Principal evento do país para comercialização dos produtos da Reforma Agrária, a Feira Nacional se consolidou como um espaço tradicional da cultura popular brasileira. No evento são ofertados alimentos oriundos de assentamentos e acampamentos do MST espalhados pelo país. Mais de 1.500 itens estarão sendo vendidos, oriundos de mais de 1.200 cidades do país.

O evento deste ano, o primeiro no formato tradicional desde o início da pandemia, marca o início das celebrações dos 40 anos do MST. A feira estreou em 2016, e foi realizada também em 2017 e 2018. Em setembro de 2019, o evento entrou oficialmente no calendário de turismo da cidade de São Paulo, mas não foi realizado porque o então governador João Doria (PSDB) vetou o uso do Parque da Água Branca.

Em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19, o evento foi cancelado. Em 2022, foi realizado o Festival Nacional da Reforma Agrária, uma versão mais enxuta, devido às restrições que ainda existiam por conta da pandemia.

Edição: Rodrigo Durão Coelho