Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

ANÁLISE POLÍTICA

‘Tem que pagar pelos crimes’, diz Sâmia Bomfim sobre omissão de Bolsonaro com Yanomamis

A deputada federal do PSOL esteve na Feira Nacional da Reforma Agrária e criticou a postura do ex-presidente

12.maio.2023 às 16h28
São Paulo (SP)
Redação

Sâmia Bonfim criticou a postura do último governo frente a situação da TI Yanomami - José Bernardes e Igor Carvalho

Começou nesta quinta-feira (11), em São Paulo, a quarta edição da Feira Nacional da Reforma Agrária. O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e para celebrar a união entre o campo e a cidade na defesa da comida saudável.

Nesta sexta-feira (12/05), diversos parlamentares do campo progressista participaram de um café da manhã durante a feira e comentaram a conjuntura política. Os debates promovidos no evento foram destaque no programa Central do Brasil.

Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL, comentou a negligência do governo Bolsonaro sobre o garimpo em terra indígena Yanomami, segundo reportagem do portal UOL, o governo Bolsonaro sabia do avanço do garimpo no território Yanomami, em Roraima, e decidiu não agir. Ele foi alertado sobre a gravidade da situação por entidades como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

“Ficou evidente que foram anos de descaso e ter acesso a informação de que teve um pedido da própria Funai para que se tomassem medidas urgentes e que [Bolsonaro] não se importou só torna ainda mais necessária a nossa palavra de ordem de que não deve ter anistia. Acho que ele tem que pagar pelos crimes que cometeu contra o povo, contra o nosso país e contra o nosso direito à vida.”

Juliano Medeiros, presidente do PSOL declarou que o ex-presidente agia deliberadamente contra os povos indígenas. “Houve uma ação deliberada para tentar exterminar aquele povo, quando a gente fala de genocídio do Bolsonaro não é só uma palavra forte para atacar um inimigo político, ele de fato teve as informações necessárias diante de si para agir e combater o genocídio que estava em curso e optou conscientemente por não enfrentar o problema.”

Outros temas presentes no parlamento brasileiro foram comentados por parlamentares, o deputado Orlando Silva falou sobre a pressão das big techs contra a aprovação do PL das Fake News. “A internet não pode seguir uma a terra sem lei é necessário que nós tenhamos regras que garantam responsabilidades para essas multinacionais, que são grandes empresas que tentam interferir até mesmo na vida política do Brasil”, disse o deputado. 

A deputada estadual Rosa Amorim falou sobre a ofensiva do agronegócio por meio da CPI do MST no Congresso contra o movimento. “Eu acredito que a CPI, construída para criminalizar o MST é só uma artilharia para tirar os olhares daquilo que a sociedade brasileira precisa olhar sim com cuidado, que é a investigação em relação ao ataque à democracia no início de janeiro.”

Assista agora ao programa completo:

 

E tem mais!

Ceará

A delegação do estado nordestino dobrou o número de produtos levados à Feira Nacional da Reforma Agrária.

Comida regional

A repórter Luana Ibelli traz os destaques da comida alagoana na Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorre em São Paulo.

Educação antirracista

No dia 13 de maio completam-se 135 anos da abolição da escravatura, uma data histórica na luta do povo negro por liberdade e dignidade na sociedade brasileira. Uma das trincheiras dessa luta é a educação antirracista. Apesar de ser lei, nem todas as escolas conseguem lecionar a história da África e da cultura afro-brasileira.
 

Editado por: Rodrigo Durao Coelho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Floresta Viva

UnB sedia Fórum Internacional sobre a Amazônia com foco nos direitos de povos tradicionais

POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Mudança no IOF vai implicar em taxação do agro e do setor imobiliário

Palestina livre

Brasília, cidade de ativista brasileiro sequestrado por Israel, realiza ato no Palácio do Planalto

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Camilo Santana anuncia financiamento de cursinhos populares em SP em ato que denunciou desmonte do ensino

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.