DIA DAS MÃES

Datafolha: metade das mães brasileiras são solo e 69% das mulheres no país têm ao menos 1 filho

Segundo a pesquisa, entre as mães solo, 18% estão desempregadas e 44% sobrevivem com até R$ 1.212 por mês

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Bem Viver na TV traz o debate das mães atípicas e da luta por políticas públicas para atendimento de autistas - Iolanda Depizzol

Aproximadamente metade das mães brasileiras é solteira, viúva ou divorciada, 55% do total, segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (13).

Continua após publicidade

A pesquisa aponta que 69% das mulheres no país são mães com idade média de 43 anos e que têm ao menos um filho. Entre as mães solo, o Datafolha constatou que 18% estão desempregadas. Já entre as casadas ou com companheiro, a proporção cai para 8%.

Continua após publicidade

O levantamento escutou mulheres em 126 cidades brasileiras que têm acima de 16 anos  entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano. Ao todo, foram realizadas 1.042 entrevistas.

Continua após publicidade

Acesso à educação

Continua após publicidade

Quanto ao acesso à educação, a pesquisa mostra que a probabilidade de uma mulher que não tenha filho ter completado o ensino superior é 112% maior do que entre as mães de crianças pequenas. 

Segundo o levantamento, apenas 36% das mulheres sem filhos ingressaram na universidade, e apenas 9% delas cursaram até o fundamental. Entre quem é mãe de filhos até 17 anos, só 17% completaram o ensino superior.

O Datafolha aponta ainda que 44% das mães solo sobrevivem com até R$ 1.212 por mês, valor equivalente ao  antigo salário mínimo. Entre as mães casadas esse índice diminui pela metade (22%).

Edição: Daniel Lamir