CULTURA

Concertos Didáticos leva música e história para escolas municipais do Rio de Janeiro

Confira a programação do Brasil de Tuhu, que é inspirado no apelido do maestro Heitor Villa-Lobos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
musica escola
Concertos Didáticos promovem uma conexão entre as músicas e a história de forma lúdica, com uma apresentação teatral musicalizada - Divulgação

Com origem no apelido de infância do maestro Heitor Villa-Lobos, o programa de educação musical Brasil de Tuhu retorna ao Rio de Janeiro para realização dos Concertos Didáticos em escolas municipais da cidade, entre os dias 15 e 18 de maio. Combinando música, história e ludicidade, o objetivo do projeto é levar musicalização para crianças e ambiente escolar.

Realizado desde 2009 em 315 escolas públicas de todo o país, o projeto já foi assistido por mais de 57 mil crianças em 40 cidades, de 13 estados brasileiros. 

Os concertos didáticos apresentam noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando as crianças a aprenderem brincando. As apresentações são conduzidas pelo Quarteto Brasil de Tuhu - liderado pela premiada violinista e diretora pedagógica do projeto, Carla Rincón no primeiro violino, mais Rafael Almeida no segundo violino, Soraya Vieira na viola e Davi Santos no violoncelo.

O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, responsável, entre outros trabalhos, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo. O concerto conta ainda com a participação da atriz Verônica Bonfim e do boneco Tuhu, que junto com os músicos interagem realizando brincadeiras musicais.

O pontapé inicial do Concerto foi o encontro da violonista e diretora do projeto, Carla Rincón, com o Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos. Ela, que é venezuelana, conta que, quando mudou para o Brasil, pesquisou muitas obras de Villa-Lobos e conheceu o Guia Prático.

"Eu sou da Venezuela, e lá toda a musicalização infantil é feita com o folclore venezuelano. Quando me mudei para o Brasil, pesquisei amplamente sobre Villa-Lobos e me deparei com o Guia Prático e, desde essa descoberta, tenho o Guia como referência em todo o trabalho que desenvolvo", contou Carla.

Os Concertos Didáticos promovem uma conexão entre as músicas e a história de forma lúdica, com uma apresentação teatral musicalizada. Muitas crianças estão escutando pela primeira vez falar sobre Villa-Lobos, ouvindo instrumentos de cordas, assistindo a um espetáculo. "É uma forma de fazê-las conhecerem sua arte, cultura e raízes. Levar isso para as escolas públicas brasileiras é incrível", completa a diretora do projeto.

Após os Concertos Didáticos, os alunos recebem o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes recebem um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.

Biblioteca Online

O projeto conta também com uma biblioteca online que oferece ferramentas e apoio para a musicalização infantil, como uma série de atividades e brincadeiras musicais, onde é possível aprender brincando. “Há 15 anos, trabalhamos para ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira”, conta Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do projeto. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site brasildetuhu.com.br

Programação

Escola Municipal Mozart Lago

Endereço: Rua José Carvalho Salgado, s/ nº - Oswaldo Cruz

Data: 15/05

Horários: 9h30 e 14h30

Escola Especial Municipal Rotary Club

Endereço: Rua Cambaúba, nº 159 - Jardim Guanabara - Ilha do Governador

Data: 16/05

Horários: 9h30 e 14h

Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pelegrino

Endereço: Rua Felipe Cardoso,  nº 750 - Santa Cruz

Data: 17/05

Horários: 9h30 e 14h30

Escola Municipal Pablo Picasso

Endereço: Rua Arari, s/ nº - Bangu

Data: 18/05

Horários: 9h30 e 10h30

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda