Guerra da Ucrânia

Novo vazamento do Pentágono revela planos de Zelensky para atacar território russo

Publicação indica que presidente ucraniano planejava destruir oleoduto da Hungria que recebe petróleo russo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa aos parlamentares britânicos, dentro do Palácio de Westminster, em 8 de fevereiro de 2023 - Stefan Rousseau / AFP

Vazamentos da inteligência dos EUA apontam que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em reuniões a portas fechadas, teria planejado ataques dentro do território russo. A informação foi publicada pelo The Washington Post no último sábado (13). 

De acordo com os documentos vazados do Departamento de Defesa dos EUA, que incluem correspondência pessoal entre o presidente da Ucrânia e o seu comando militar, Zelensky teria manifestado planos de atingir alvos dentro das fronteiras da Rússia com o uso de mísseis de longo alcance fornecidos pelos parceiros estrangeiros.

Ao mesmo tempo, as interceptações dão conta que o líder ucraniano sugeriu destruir o oleoduto "Druzhba" na Hungria, país membro da Otan, em meados de fevereiro, durante uma reunião com a vice-primeira-ministra ucraniana Yulia Sviridenko. O oleoduto é responsável pelo transporte de petróleo da Rússia para a Hungria. 

"Zelenskyy destacou que [...] a Ucrânia deveria simplesmente explodir o oleoduto e provavelmente destruir a indústria húngara [do primeiro-ministro] Viktor Orban, que é fortemente baseada no petróleo russo", diz o documento.

Se comprovada a autenticidade dos documentos, as interceptações põem em xeque a narrativa com a qual Zelensky angariou apoio irrestrito no Ocidente, prometendo usar o apoio financeiro e militar apenas para fins de defesa, para repelir os ataques russos dentro do território ucraniano. 

"[Os documentos] revelam um líder com instintos agressivos que contrastam fortemente com sua imagem pública como o estadista calmo e estóico que resiste ao ataque brutal da Rússia", destaca a publicação norte-americana. 

O vazamento ocorre em meio à turnê do presidente ucraniano na Europa, que se encontra no Reino Unido nesta segunda-feira (15), onde encerra as viagens no continente após ter se reunido com as lideranças da Itália, Alemanha e França durante o fim de semana. O objetivo é angariar mais apoio financeiro e militar para a contraofensiva que a Ucrânia vem preparando contra a Rússia.

Edição: Thalita Pires