Impasse

Petrobras vai recorrer de decisão do Ibama que vetou exploração de petróleo na foz do Amazonas

Em nota, estatal afirma que cumpriu todos os pré-requisitos para processo de licenciamento

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para o Ibama, projeto de exploração da Petrobras possui "alta vulnerabilidade socioambiental" - André Motta de Souza/Agência Petrobras

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), a Petrobras anunciou que vai recorrer da decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que proibiu a estatal de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas.

A Petrobras afirma que "atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento e todos os recursos mobilizados no Amapá e no Pará para a realização da Avaliação Pré-Operacional" e que o caso não será judicializado, pois a estatal fará um "pedido de reconsideração em âmbito administrativo", dentro da estrutura do órgão.

:: 'Novo pré-sal': sem estudo amplo, Petrobras põe em risco foz do Amazonas ::

Ainda de acordo com a nota da estatal, há um termo de compromisso assumido com a Agência Nacional do Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANP) para a exploração da área no Amapá. Caso o projeto não avance, a Petrobras estaria sujeita ao pagamento de uma multa contratual.

O Ibama publicou ontem sua decisão de não permitir a exploração de petróleo na região, em nota técnica assinada pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. "Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental."

:: Ibama nega licença para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas ::

Em abril deste ano, 80 entidades ligadas à sociedade civil emitiram uma nota conjunta criticando a iniciativa da Petrobras e pedindo ao governo que vetasse a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

"A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global", alertaram as entidades.

Edição: Thalita Pires