Pernambuco

luta antimanicomial

Desafio para cuidados em liberdade e retomada de políticas de saúde mental: ouça o Prosa e Fato

Pauta ganhou visibilidade na década de 1970 e defende que o cuidado de pessoas com sofrimento mental se faz em liberdade

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

O movimento antimanicomial tem um papel fundamental na conscientização de que pessoas com transtornos mentais não representam ameaças em convívio social - EBC

No final da década de 1970, diversos movimentos populares e profissionais ligados à saúde mental passaram a fazer denúncias quanto ao tratamento de pacientes em hospitais psiquiátricos do Brasil. A partir dessas denúncias passou-se a questionar o cuidado com pessoas em sofrimento mental e a necessidade de uma Reforma Psiquiátrica, luta que permanece atual.

Para conversar conosco sobre os desafios da luta antimanicomial no Brasil, convidamos Ronaldo Pires do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial e da Rede Nacional Internúcleos da luta antimanicomial (RENILA). Para entender a situação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) aqui no Recife e como acessar os serviços, convidamos Camila Serrano, terapeuta ocupacional e trabalhadora da RAPS.

Leia: "Combater a mentalidade manicomial" é um dos desafios da luta por saúde mental, afirma ativista

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A partir de uma iniciativa empenhada pelo movimento sanitarista e de trabalhadores em saúde mental, que tinha a participação da população e de familiares, um encontro realizado em 18 de maio de 1987 propôs a reforma psiquiátrica no Brasil e fez dessa data o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Em 2001 é aprovada a Lei da Reforma Psiquiátrica que determinou que a política de saúde mental no país passasse por uma transição, com o fechamento dos leitos em hospitais psiquiátricos e o desenvolvimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Essa luta que vem desde a década de 1970, defende que o cuidado de pessoas com sofrimento mental se faz em liberdade completou 36 anos acumulando inúmeros desafios.

Leia: Tentativa de criminalização da Redução de Danos no Carnaval de Olinda gera mobilização nacional

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga