MOBILIZAÇÃO

Professores das universidades estaduais de MG fazem paralisação

Nesta quarta (24), acontecem ações para cobrar de Romeu Zema direitos trabalhistas

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Em abril desde ano, a ALMG já havia organizado um debate sobre a situação dos docentes. - Foto: Sarah Torres

Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (24). A categoria reivindica que o governo de Romeu Zema (Novo) realize a nomeação de profissionais, faça mais investimentos e promova a revisão do plano de carreira.

Continua após publicidade

Durante a manhã, os professores estiveram em audiência pública que debateu a valorização da categoria na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O dia de mobilização faz parte da Semana Nacional de Lutas das Universidades Estaduais, convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil (Andes).

:: Aprovados em concurso da Universidade de Pernambuco (UPE) pressionam governo pela nomeação ::

Processo se arrasta

Em abril desde ano, a ALMG já havia organizado um debate sobre a situação dos docentes. Desde o último concurso público, realizado em 2017, apenas 13 dos 38 mil aprovados foram nomeados pelo governo estadual. Como consequência, os professores relatam que estão trabalhando com vínculos precários.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Durante a reunião, um representante da Secretaria de Educação de Minas Gerais disse que um novo edital seria publicado até maio.

Em novembro de 2022, o tema também pautou audiência pública no parlamento mineiro. Na ocasião, além da falta de nomeações, servidores da UEMG e da Unimontes relataram receber até três vezes menos que profissionais de outros estados, justificando a necessidade de revisão do plano de carreira.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa