ORGANIZAÇÃO

Em BH, encontro reúne comunidades ameaçadas pela mineração a partir de segunda (5)

Objetivo é trocar experiências e discutir estratégias de resistência

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A abertura do encontro será na Serra do Curral - Foto: facebook/ Salve a Serra do Curral

Começa na segunda-feira (5) o encontro “Defendendo territórios em conflito com a mineração em MG”, com o objetivo de debater o avanço da atividade no estado e discutir estratégias de resistência. O evento, que reúne moradores das comunidades ameaçadas, acontece em Belo Horizonte e vai até o dia 7 de junho.

Além da troca de experiências entre os participantes, temas dos direitos da natureza também estão previstos na pauta.

Entre os conflitos que serão tratados no encontro estão a tentativa de implementação de empreendimentos minerários na Serra do Curral, conhecida como cartão-postal da capital mineira, na Serra do Gandarela, no Vale das Cancelas e nos municípios do Serro, Catas Altas e Mário Campos.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Além das famílias, que estão na linha de frente da defesa de seus territórios, a programação do evento também conta com a participação de especialistas em legislação ambiental, mobilizadores de redes, ativistas, ecologistas, pesquisadores e parlamentares.

A abertura da atividade será na Mata da Baleia, uma das áreas da Serra do Curral ameaçadas. Assim, os participantes poderão ter contato com Quilombo Manzo, localizado na região, e conhecer a suas tradições, sua importância socioambiental e cultural.

Serviço

Encontro de Troca de Saberes

“Defendendo territórios em conflito com a mineração em MG”

Local: Quilombo Manzo, Belo Horizonte (MG)

Data: 5, 6 e 7 de junho.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa