Guerra da Ucrânia

Barragem de hidrelétrica é destruída na Ucrânia e gera alerta de 'desastre ecológico'

Rússia e Ucrânia trocam acusações; região de Kherson está em estado de alerta

Rio de Janeiro |
Foto divulgada pela empresa estatal Ukrhydroenergo mostra a barragem hidrelétrica Kakhovka danificada, em 6 de junho de 2023. - Ukrhydroenergo / AFP

A barragem da usina hidrelétrica de Kakhovskaya, localizada na região ucraniana de Kherson, foi totalmente rompida na manhã desta terça-feira (6) após uma explosão, causando enchentes e a evacuação em massa de bairros sob risco. 

No começo do dia, foram divulgadas imagens de vídeo retiradas de câmeras de monitoramento que mostraram a barragem destruída e o fluxo intenso da inundação causada pelo rompimento.  

A água chegou a subir até dez metros na cidade de Nova Kakhovka, até oito metros em Dnepryan e até 5,3 metros em Korsunka. De acordo com uma apuração feita pela mídia russa, este nível deve durar cerca de 72 horas.

 

Kherson foi uma das regiões do leste da Ucrânia anexadas pela Rússia em outubro do ano passado, mas as forças ucranianas retomaram parte significante do controle da região. O território é palco de constantes disputas entre os dois países. 

De acordo com o chefe do governo da região de Kherson nomeado por Moscou, Andrey Alekseenko, 14 assentamentos que ficam abaixo da usina hidrelétrica de Kakhovskaya estão sob risco de inundação. A área compreende uma população de cerca de 22 mil pessoas. Já no território da região de Kherson controlada por Kiev, oito assentamentos foram inundados.

As autoridades ucranianas alertam que o rompimento da barragem pode liberar 18 milhões de metros cúbicos de água e inundar a região de Kherson e dezenas de outras áreas onde centenas de milhares de pessoas vivem.

O assessor do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, por sua vez, declarou que "um desastre ecológico global está acontecendo agora". De acordo com ele, "milhares de animais e ecossistemas serão destruídos nas próximas horas". 

Rússia e Ucrânia trocam acusações

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de explodir a usina e provocar "terrorismo". De acordo com o presidente Volodymyr Zelensky, a destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka representa o maior desastre ambiental "feito pelo homem" na Europa em décadas. 

::Rússia anuncia que Ucrânia lançou uma 'ofensiva em larga escala'::

"Infelizmente, há mais de um ano a Rússia controla a barragem e toda a Usina Hidrelétrica de Kakhovka. É fisicamente impossível explodi-la de fora, com um bombardeio. Ela foi minada pelos invasores russos e explodida por eles. A Rússia detonou uma bomba de destruição ecológica em massa", declarou. 

Já o Kremlin negou veementemente as acusações e afirmou que a destruição da usina hidrelétrica é resultado de uma sabotagem planejada pelo lado ucraniano do conflito. De acordo com Moscou, a destruição da barragem se deu por conta de um bombardeio regular da usina hidrelétrica. 

"Podemos rejeitar [as acusações] veementemente. Declaramos oficialmente que esta é claramente uma sabotagem deliberada do lado ucraniano, que foi planejada e executada por ordem de Kiev, do regime de Kiev", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
 

Edição: Patrícia de Matos