Eleição EUA 2024

Intelectual e militante antirracista Cornel West anuncia candidatura à presidência dos EUA

Ex-apoiador de Obama, West já classificou o ex-presidente como 'um mascote dos oligarcas de Wall Street'

Nova Iorque (EUA) |
Cornel West se diz um "socialista não-marxista". Segundo ele, o marxismo é irreconciliável com a sua fé cristã - Win Mcnamee / Getty Images via AFP

Para além da polarização nos Estados Unidos entre os partidos Democrata e Republicano, o "People's Party", Partido do Povo, em tradução livre, quer disputar os votos mais à esquerda. Na segunda-feira (5), o intelectual Cornel West anunciou sua candidatura à presidência pelo People’s Party.

O atual presidente, Joe Biden, será o candidato democrata nas eleições de 2024, nos Estados Unidos. As prévias do partido, que nos anos anteriores foram cenário de disputa entre centristas e progressistas, serão uma mera formalidade. Bernie Sanders, Elizabeth Warren e outros nomes da esquerda democrata não serão candidatos.

"Eu entro na disputa pela verdade, eu entro na disputa por justiça, e a presidência é apenas mais um veículo", disse West no vídeo de lançamento da sua candidatura. Filósofo e militante socialista, West é um intelectual que passou pelas maiores universidades dos EUA, tendo dado aulas em Harvard, Yale e Princeton, dentre outras, e também na Universidade de Paris, na França. Em 2016 e 2020, ele apoiou as candidaturas de Bernie Sanders nas prévias do Partido Democrata, ao qual era filiado.

Cornel West não é uma figura nova na política estadunidense. Mesmo que não tenha ocupado nenhum cargo eletivo, ele é um nome conhecido e respeitado, até mesmo pela mídia tradicional do país. Nascido em Oklahoma, West cresceu na Califórnia, onde, já durante o ensino médio, protestou pelo ensino de estudos negros na escola, durante o movimento pelos Direitos Civis. Neto de um pastor batista, o cristianismo é um elemento forte na sua formação.

A luta contra o racismo esteve sempre presente na vida do filósofo e, agora, candidato à Presidência. Diferentemente de Tim Scott, o único candidato presidencial negro republicano, e que afirma que não há racismo nos EUA, West afirmou diversas vezes que os Estados Unidos são uma nação racista e patriarcal, enfatizando que a supremacia branca define cotidianamente o país. Em 2007, essa luta o levou a apoiar Barack Obama, chegando a participar de comícios do então candidato. Em 2011, ele se arrependeu do apoio, pontuando que Obama era “um mascote dos oligarcas de Wall Street”.

Cornel é, também, uma figura proeminente da cultura pop estadunidense. Como ator, ele participou dos dois últimos filmes da trilogia de Matrix e, na TV, teve participação na série Law and Order. Um jornal estudantil de Harvard, diga-se de passagem, afirmou que o tema do episódio da série policial que conta com a presença de West seria uma referência às brigas que ele teve com o ex-reitor da universidade, que o levou a voltar para Princeton no início dos anos 2000. 

Mas Dr. West não será presidente - pelo menos não em 2024. Isso não é uma questão de opinião, mas de matemática. O People’s Party só tem registro para disputar em 2 dos 50 estados do país - sim, os partidos nos EUA precisam passar por diferentes processos para se registrarem em cada estado. Ou seja, ainda que ganhassem na Flórida e na Virgínia, seguiriam longe dos 270 delegados necessários para vencer a eleição. Sua candidatura é um ato político, sem sombra de dúvidas, mas não tem nenhuma chance de levá-lo à Casa Branca.

Edição: Thales Schmidt