Considerado um dos melhores torneios amadores do Brasil, a charmosa Suburbana de Curitiba já tem data para começar. A Federação Paranaense de Futebol, FPF, organizadora do torneio, publicou em seu site na terça-feira, 6, a tabela e o regulamento da série A deste ano. A Suburbana reunirá 12 equipes disputando a primeira divisão, e dezenove, a segunda. A série B terá sua primeira rodada marcada para o próximo dia 17, enquanto a série A, começará em15 de julho.
Sistema de disputa
Na série A, a primeira fase terá turno único, com as equipes se enfrentando em onze rodadas, as oito melhores passam para a fase de quartas de final, e as duas piores na classificação do primeiro turno são rebaixadas para a série B.
Na divisão de acesso, as dezenove equipes serão divididas em dois grupos, tendo o grupo A nove equipes, e o grupo B, dez. As equipes se enfrentam em turno único, contra outros times de seus respectivos grupos. Classificam-se para a próxima fase seis equipes, que serão divididas novamente em seis, em dois novos grupos. As duas melhores campanhas de cada grupo passam para a semifinal. A data das finais ainda não foram homologadas.
Destaques
Como em anos anteriores, a Suburbana terá um desfile de atletas que já tiveram passagens em grandes equipes do futebol brasileiro. Na série A, o Capão Raso anunciou o ex-atacante do Operário, Schumacher, que defenderá as cores do Esquadrão de Aço. Já o Iguaçu, conhecido como Galo da Colônia Famosa, fechou com dois ex-atletas do Athletico Paranaense. O volante Deivid, ídolo no Furacão, e o atacante Ricardinho, que também acumula passagens pela Ponte Preta, América Mineiro e FC Dallas (EUA). Ambos serão destaques da equipe de Santa Felicidade, que tenta o seu 11º título. Já o atual campeão, o Novo Mundo, apostou suas fichas no zagueiro ex-Palmeiras e Coritiba, Maurício Ramos. De acordo com o técnico alvirrubro, Ivo Petry, o atleta vem reforçar o clube dentro e fora de campo. “A ideia da parceria com Novo Mundo, além de colaborar com sua experiência de atleta exemplar, com carreira vitoriosa, e com eventuais destaques, especialmente na categoria de base, é que possa ajudar a encaminhar para clubes profissionais. Certamente ajudará no grupo vitorioso de atletas do Novo Mundo”, disse ao portal Suburbana na Tela.
Onde torcer?
Confira abaixo qual é o time da série A que representa o seu bairro ou região em Curitiba e a primeira rodada da primeira divisão da Suburbana.
Série A
Participante (Bairro/Estádio):
ABE Novo Mundo
Arena Vermelha / Novo Mundo
Uberlândia Esporte Clube
Estádio Gustavo Schier / Novo Mundo
SOBE Iguaçu
Estádio Egydio Pietrobelli / Santa Felicidade
Trieste FC
Estádio Francisco Muraro / Santa Felicidade
União Vila Sandra Esporte Clube
Estádio Ozório Claudino de Barros / CIC
EC Fortaleza
Estádio Antonio Monteiro Sobrinho / CIC
União Vila Torres
Campo Vila Torres / Prado Velho
União Capão Raso Futebol Clube
Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho / Capão Raso
Operário Pilarzinho Sport Clube
Estádio Bortolo Gava / Pilarzinho
União Nova Orleans
Estádio Jose Drulla Sobrinho / Orleans
URE Santa Quitéria
Estádio Maurício Fruet / Santa Quitéria
Vila Fanny Futebol Clube
Estádio Ismael Guabardo / Fanny
TABELA PRIMEIRA RODADA SÉRIE A
1ª Rodada – Sábado – 15/7 – 15h30
Sobe Iguaçu x EC Fortaleza – Egydio Pietrobelli
Nova Orleans x Novo Mundo – José Drulla Sobrinho
Capão Raso x Uberlândia – José Carlos de Oliveira
Vila Torres x Trieste – Maurício Fruet
Operário Pilarzinho x Vila Fanny – Bortolo Gava
Vila Sandra x Santa Quitéria – Ozório Claudino de Barros