nesta quinta

Polícia Federal faz buscas em endereços do senador bolsonarista Marcos do Val

Operação faz parte de investigação sobre plano golpista revelado pelo próprio senador em fevereiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Senador disse ter participado de trama golpista com Bolsonaro, mas depois recuou e mudou sua versão da história - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador Marcos do Val (Pode-ES) na tarde desta quinta-feira (15). Ele é alvo de investigação aberta após ter denunciado que se envolveu em uma trama golpista que envolvia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Menos de 24 horas após a denúncia, feita nas redes sociais em fevereiro, o senador se desmentiu e mudou a versão da história contada, tentando tirar a responsabilidade de Bolsonaro sobre o plano, que envolvia gravação de conversas com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação desta quinta foi autorizada pelo próprio Moraes, que determinou abertura de investigação sobre o caso logo após as manifestações do senador em fevereiro. Do Val é suspeito de praticar os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação.

A Polícia Federal, em nota que não cita o nome de Marcos do Val, afirmou que as buscas acontecem "em endereços ligados a senador da República" em Brasília (DF) e Vitória (ES).

Segundo o portal Metrópoles, a PF chegou a pedir que o senador fosse afastado do mandato, mas a solicitação foi negada pelo ministro do Supremo, que autorizou apenas as buscas.

A investigação em andamento está ligada com os inquéritos sobre os atos antidemocráticos. O jornal Correio Brasiliense apurou que Moraes determinou o bloqueio das redes sociais do senador, que é acusado de envolvimento com atos extremistas, mas por volta de 16h30 desta quinta as páginas continuavam ativas.

Na última segunda-feira, Marcos do Val publicou vídeo que, pelo entendimento dele, ajudava a mostrar a inocência dos "patriotas" envolvidos nos acampamentos golpistas: as imagens mostram um grupo recebendo vários pacotes de carne na mobilização golpista em Brasília.

A divulgação foi comemorada por senadores governistas. Em meio às investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, as imagens serão usadas para ajudar a identificar os responsáveis.

Edição: Thalita Pires