ANCESTRALIDADE

Santa Tereza, em BH, recebe 3° Mostra Cinema dos Quilombos

Além das exibições, produzidas por todo Brasil, festival coleta contribuições para publicação de livro sobre o tema

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Exibições acontecem no Cine Santa Tereza em duas sessões ao dia (16h30 e 19h) - Divulgação/Ricardo Laf / FMC

Organizada pela primeira vez de maneira presencial, a Mostra de Cinema dos Quilombos realiza até o dia 18 de junho sua terceira edição. As exibições, que acontecem no Cine Santa Tereza em duas sessões ao dia (16h30 e 19h),  trazem documentários e curtas produzidos em diversas partes do país.

As temáticas perpassam por temas como a cultura rural e urbana dos remanescentes de quilombos, relatando suas práticas cotidianas e ancestrais, resgatando trajetórias e memórias dos povos.

:: Ororubá Filmes: por que a realização do povo indígena Xukuru é pioneira no Brasil? ::

"Assistir ao cinema quilombola é uma possibilidade de mergulhar na história viva de nosso país e conhecer realidades diversas, muitas vezes inacessíveis por outros meios", ressalta Cardes Monção Amâncio, coordenador da mostra.

Além das exibições e rodas de conversa, a programação conta ainda com convite para envio de trabalhos visando a produção do livro "Cinema Quilombola - Territorialidades e territórios ancestrais". A publicação reunirá artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, poemas e demais textos acadêmicos, livres e literários, que dialoguem diretamente com a produção audiovisual que vem sendo produzida nas mais de seis mil comunidades quilombolas no Brasil.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Com exibições para todos os públicos, neste sábado (17) a mostra exibirá uma sessão infantil "A luz dos olhos de erê" que contará com três produções, como a animação "Maria Felipa" de Fernanda Santana e Marta Silva, que aborda a vida da heroína e liderança da independência baiana.

Serviço

3° Mostra de Cinema de Quilombos: Cine Santa Tereza Rua Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - BH

Exibições: até o dia 18 de junho, com sessões às 16h30 e 19h e entrada gratuita

Até 30 de junho: autores podem se inscrever para participar do livro organizado pelo festival. Mais informações e inscrições em www.cinemadosquilombos.com.br

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Rafaella Dotta