24 de junho

São João é feriado? As regras variam de acordo com a localidade; confira os detalhes

Data neste ano cai num sábado; diversos estados nordestinos decretam feriado ou ponto facultativo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Festas juninas são tradicionais nos estados nordestinos - Agência Brasil

No próximo dia 24 acontece a celebração de um dos santos das tradicionais festas juninas: São João. Em datas como essa, surge a dúvida: dia de São João é feriado?

Em alguns lugares do país, especialmente na região Nordeste, a data é considerada feriado. Ou seja, serviços que tradicionalmente funcionam aos sábados podem não operar no próximo dia 24.

Na Paraíba, por exemplo, o dia de São João é feriado em Campina Grande, que tem uma das maiores e mais tradicionais festas juninas do país. Na capital paraibana, João Pessoa, 24 de junho também é feriado.

Outro estado com muita tradição nas festas juninas é Pernambuco. O governo estadual determinou, inclusive, que o ponto facultativo do Corpus Christi, no último dia 8, fosse transferido para a véspera do dia de São João (sexta-feira, dia 23).

Na capital pernambucana, Recife, e em outras cidades da região metropolitana, o 24 de junho é feriado local. Em Caruaru, que rivaliza com Campina Grande na disputa pelo maior São João do Brasil, também é feriado no dia de São João. 

Outro estado nordestino com feriado no 24 de junho e ponto facultativo na véspera, dia 23, é a Bahia. A medida foi anunciada na última semana pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Moradores e turistas devem buscar informações na própria localidade sobre o funcionamento de serviços de transporte ou de saúde, por exemplo. A recomendação vale também para os locais onde foi decretado ponto facultativo.

No Maranhão e no Rio Grande do Norte, as festas mais tradicionais são as de São Pedro, dia 29 de junho. Enquanto para os maranhenses a data é feriado, para os potiguares é ponto facultativo.

Edição: Thalita Pires