CUIDADO REDOBRADO

Casos de picada por escorpião aumentam 45% no Distrito Federal

Veja como se prevenir e quais hospitais procurar em caso de acidente

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal revelam que de janeiro a maio deste ano foram registradas 1.134 ocorrências - Tony Oliveira/Agência Brasília

O número de casos de picadas de escorpião está em crescimento no Distrito Federal. De acordo a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde, de janeiro a maio deste ano foram registradas 1.134 ocorrências com escorpiões, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registradas 780 ocorrências. Em todo o ano de 2022, foram registradas 2.187 casos, conforme dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF).

O caso mais recente aconteceu no dia 10 de junho quando um menino de 12 anos foi picado por um escorpião no Riacho Fundo I, região administrativa do DF, ao calçar sua chuteira e ser surpreendido. Ele foi encaminhado para o Hospital Materno de Brasília (HMIB) e se recupera bem. 

Como se prevenir 

O aparecimento de escorpiões em casas é mais frequente durante o verão, momento em que esses animais peçonhentos, devido à inundação provocada pelas chuvas, fogem dos locais em que estavam escondidos em busca de abrigo seco e alimento. 

Os escorpiões se alimentam principalmente de baratas, moscas, aranhas e outros insetos pequenos. Por isso, é importante evitar acúmulo de lixo e entulhos nas casas e quintas e fechar bem as lixeiras. 

Outra medida de prevenção apontada pela SES DF é usar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques. Também é importante afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. Manter a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos é igualmente relevante, e caso o proprietário se negue a fazê-lo, o serviço pode ser solicitado à administração regional. 

O que fazer

A Secretaria de Saúde disponibiliza os serviços de Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que oferecem informações sobre os primeiros cuidados pelos números 0800 644 6774 ou 0800 722 6001.

Recomenda-se lavar o local da picada com água e sabão e procurar um pronto-socorro para realizar avaliação médica. Se possível, capturar o animal ou tirar fotos para identificação. O profissional da saúde vai observar se é um caso leve ou se há a necessidade de utilizar um soro antiescorpiônico.

Hospitais de referência

Em caso de picada por escorpião, a pessoa deve procurar um dos hospitais abaixo: 

Asa Sul - Hospital Materno Infantil de Brasília

Guará - Hospital Regional Guará

Brazlândia - Hospital Regional Brazlândia

Paranoá - Hospital da Região Leste

Ceilândia - Hospital Regional Ceilândia

Gama - Hospital Regional Gama

Santa Maria - Hospital Regional de Santa Maria

Planaltina - Hospital Regional Planaltina

Sobradinho - Hospital Regional Sobradinho

Taguatinga - Hospital Regional Taguatinga

Asa Norte - Hospital Regional da Asa Norte

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino