Boa notícia

Após risco de desabastecimento, governo garante estoques de insulina no SUS

Ministério da Saúde concluiu a compra de 400 mil doses; pregões realizados anteriormente não receberam propostas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Entregas serão concluídas em cerca de duas semanas - © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Após cinco meses de negociações com a indústria farmacêutica, o Ministério da Saúde conseguiu reverter o risco de desabastecimento de insulina análoga de ação rápida no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta anunciou que vai antecipar a entrega de 400 mil unidades do produto em todo o território nacional a partir desta semana.

O processo deve ser finalizado até o dia 9 de julho e vai atender a 67 mil pessoas com diabetes tipo 1 que fazem tratamento pelo SUS. A aquisição é resultado de um acordo assinado na terça-feira passada (20), após pregão eletrônico.

Pelas regras usuais, a empresa produtora pode entregar o material em até dois meses. Para barrar a possibilidade de falta do produto, no entanto, o governo federal conseguiu antecipar a entrega para menos de um mês após a compra.

Repórter SUS: Novo prep injetável, aplicado a cada dois meses, pode revolucionar a prevenção do HIV

Os pregões anteriores, realizados em agosto de 2022 e janeiro deste ano, não receberam nenhuma proposta. As tentativas frustradas levaram o Ministério da Saúde a adotar medidas emergenciais e intensificar o diálogo com o setor produtor. A pasta explica que o problema sofre impacto da escassez global do medicamento.

Enquanto os diálogos para a aquisição ocorriam, uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) garantiu remanejamento de estoques. Dessa forma, o governo conseguiu garantir o abastecimento igualitário.

Saiba também: Plano ambicioso de produzir 70% dos insumos do SUS deve impulsionar economia brasileira

No período, os estados também foram liberados para adquirir o insumo diretamente. O Governo Federal se comprometeu a ressarcir os valores gastos com esse propósito. Além disso, realizou uma compra emergencial internacional de 1,3 milhões de unidades do medicamento. 

O Ministério da Saúde informou que as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Douglas Matos