Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

DIVERSIDADE

Parlamentares LGBT+ entregam ao TSE consulta pública nesta quarta-feira (28)

Documento questiona entidade sobre a inclusão de informações de orientação sexual e identidade de gênero

27.jun.2023 às 17h58
Porto Alegre
Redação

A deputada federal gaúcha Daiana Santos (PCdoB) é uma das signatárias do documento - Foto: Cristiane Leite

Parlamentares LGBT+ entregam, nesta quarta-feira (28), uma consulta pública ao Tribunal Superior Eleitoral, questionando o órgão sobre a inclusão de informações de orientação sexual e identidade de gênero nos cadastros de eleitores e de candidatos. O documento é assinado pelas deputadas federais Daiana Santos (PCdoB-RS), Duda Salabert (PDT-MG), Erika Hilton (PSOL-SP) e pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). Essa Consulta Pública é resultado da articulação da organização não-governamental VoteLGBT, que desde 2014 atua pelo aumento da representatividade LGBT+ na política.

O TSE hoje não possui em seus cadastros campo que mapeia identidade de gênero e sexualidade de candidaturas, o que dificulta o levantamento de números oficiais da presença LGBT+ na política. Os dados podem servir de base para criação de políticas focadas no aumento de representatividade LGBT+ na política e no financiamento de partidos políticos nestas candidaturas. 

Dados produzidos pelo VoteLGBT apontam que, atualmente, LGBT+ ocupam apenas 0,16% dos cargos eletivos no país, o que representa um déficit de 55 vezes em relação à população LGBT+ brasileira. Essa sub-representação é ainda maior que a de outros grupos excluídos da política, como mulheres, pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, partidos investiram apenas 10% do teto dos gastos nas candidaturas LGBT+ nas últimas eleições.  


Fonte: Elaboração de Evorah Cardoso / Foto: Reprodução

"A sociedade civil organizada foi, até hoje, a única fonte de informações sobre LGBT+ candidatas e eleitas. Isso precisa mudar, pois somente dados oficiais permitirão compreender o real grau de sub-representação, sub-financiamento e violência política LGBTfóbica. Com o conhecimento efetivo sobre a dimensão do problema, poderemos pensar em soluções para a inclusão da população LGBT+ nas estruturas de poder", explica Evorah Cardoso, coordenadora de pesquisa e incidência do VoteLGBT. 

Mais diversidade nas Eleições de 2024 

A expectativa dos parlamentares e da organização é que o TSE decida a consulta pública até setembro, reconhecendo a responsabilidade da Justiça Eleitoral na geração desses dados. Assim as perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual das candidaturas poderão ser incorporadas já para as próximas eleições municipais de 2024, quando será possível mapear de forma mais abrangente a presença LGBT+ em todo o país.

Enquanto não existem dados oficiais e nem ações afirmativas para garantir a presença de LGBT+ na política, as medidas já adotadas de financiamento de candidaturas de mulheres e pessoas negras têm impactado as candidaturas LGBT+. 

“Das 18 LGBT+ eleitas em 2022, 16 eram mulheres e 14 eram negras, o que demonstra que um mínimo de recursos já tem feito muita diferença na competitividade das candidaturas LGBT+”, diz Evorah.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPOIMENTOS

Na presença de Bolsonaro, Mauro Cid confirma detalhes do plano de golpe a Alexandre de Moraes 

COMUNICAÇÃO CULTURAL

Projeto oferece formação gratuita em rádio para jovens das periferias da zona norte do Recife (PE); inscreva-se

Moradia digna

Déficit habitacional em Fortaleza atinge 82 mil famílias

MOBILIZAÇÃO

Ato pelo fim da escala 6×1 sem corte de salários mobiliza sindicatos e movimentos sociais na Paraíba, nos dias 10 e 11 de junho

Argentina

Apoiadores de Cristina Kirchner fazem convocação urgente para resistir a possível condenação

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.