TSE

Relator vota por tornar Bolsonaro inelegível por oito anos; julgamento é retomado na quinta

Outros seis ministros Tribunal Superior Eleitoral ainda votam na ação por abuso de poder

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |

Ouça o áudio:

O relator Benedito Gonçalves desagradou a defesa de Bolsonaro ao incluir a minuta do golpe - Reprodução

O ministro Benedito Gonçalves, relator do processo contra Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder e uso indevido de meio de comunicação, votou pela inegibilidade de Bolsonaro por oito anos, na noite desta terça-feira (27). 

Ele disse que o ex-presidente deve ser responsabilizado integralmente pela reunião com diplomatas estrangeiros na qual tentou desacreditar o processo eleitoral brasileiro, pouco mais de dois meses antes das eleições do ano passado. 

"A prova produzida aponta para a conclusão que o primeiro investigado foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento objeto desta ação", disse o relator, que decidiu não condenar o companheiro de chapa de Bolsonaro, o general Braga Netto.

O julgamento será retomado na manhã de quinta, com os votos de outros seis ministros. 

Passo a passo do golpe

No prosseguimento do julgamento, nesta terça (27), Gonçalves havia decidido pela  inclusão da minuta golpista no processo e criticou as mentiras faladas pelo ex-presidente. 

“Não é possível fechar os olhos para os efeitos antidemocráticos de discursos violentos e de mentiras que coloquem em xeque a a credibilidade da Justiça Eleitoral", disse o relator durante a leitura de seu voto. 

O relator disse que leria um resumo do voto, que conta com mais de 400 páginas, para "acelerar" o processo. Se condenado neste processo, Bolsonaro pode se tornar inelegível por oito anos. 

Gonçalves abriu a sessão avisando que manteria no processo a minuta encontrada na casa do ex-ministro bolsonarista Anderson Torres. A defesa de Bolsonaro queria a exclusão do documento - que traz um passo a passo de plano para um golpe de estado -  mas o ministro disse que o plenário do TSE já havia decidido em fevereiro pela sua inclusão nos autos e que o documento seria importante para a análise dos fatos em julgamento. 

O ministro defendeu ainda o direito de TSE incluir o documento ao rebater argumento de apoiadores de Bolsonaro de que a corte estaria indo contra sua própria jurisprudência, já que em 2017, havia descartado incluir novas evidências no julgamento da chapa Dilma Rousseff com Michel Temer. 

:: TSE julga se Bolsonaro fica inelegível por oito anos; veja os outros processos contra ele ::

"A admissibilidade não confronta, não revoga e não contraria a nossa jurisprudência firmada nas eleições de 2014", disse Benedito Gonçalves. 

Depois do relator, restam os votos de outros seis ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Aliados de Bolsonaro esperam que Araújo - que no passado tomou decisões a favor do ex-presidente - peça vista do processo (prazo de 30 dias para análise, que pode ser ampliado em mais 30 dias), interrompendo o julgamento. 

:: 'Inelegibilidade é o mínimo': deputados pedem responsabilização de Bolsonaro na Justiça ::

A expectativa é que o resultado do julgamento casse os direitos políticos por oito anos do ex-mandatário, tornando-o inelegível até 2031. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho