Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

ARTICULAÇÃO

Alane Lima, Presidenta do Memorial das Ligas Camponesas, é eleita para Coordenação da Rebralume

Representando a Paraíba, além do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, também estava presente o Memorial da Democracia

29.jun.2023 às 11h19
João Pessoa - PB
Cida Alves

Alane Lima Presidenta do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas é eleita para Coordenação da Rede Brasileira de Lugares de Memória – REBRALUME - Foto Reprodução

Movimentos sociais e entidades ligadas ao registro e à memória no Estado da Paraíba participaram nos dias 27 e 28 de junho do seminário ‘Direito à Memória: fazer coletivo’, na Casa do Povo, em São Paulo. O encontro aconteceu em parceria com a Rebralume (Rede Brasileira de Lugares de Memória) e a Reslac (Rede Latino-Americana e do Caribe de Sítios de Memória).

Na ocasião, a Rebralume realizou um processo de definição de coordenação para os próximos três anos, elegendo Alane Lima, presidenta do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba; também Thiago Haruo, representante do Museu da Imigração do Estado de São Paulo como coordenadores no próximo triênio.


Reprodução / Internet

“O seminário foi extremamente necessário e importante para esse fortalecimento dos espaços de memória que estavam abandonados e negacionados, assim como essa onda de negacionismo que fazia com que a continuidade fosse ameaçada. Muito abandono desses espaços, então garantir que se retorne a esse contexto organizativo é extremamente necessário. Ter o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas nessa ação –  no papel de articulação, mobilização e coordenação – é de grande importância, não só para o Nordeste mas para classe camponesa”, destaca Alane.


Reprodução / Foto: César Novelli – Núcleo Memória

Um dos propósitos do evento é fortalecer a Rebralume, que é uma rede de grupos que trabalham com sítios de memória na perspectiva de preservação e fortalecimento desses espaços. Representando a Paraíba, participaram do encontro o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, através de Alane Lima e de Josilene; e o Memorial da Democracia da Paraíba, que funciona na Fundação Casa de José Américo, através de Fernanda Rocha.


Reprodução / Foto: César Novelli – Núcleo Memória

“A rede tem um papel de articular e garantir que os lugares de memórias do país possam estar sempre dialogando e trocando estratégias de resistência e de sobrevivência na conjuntura que passamos e diante da conjuntura que a gente ainda encontra, mesmo tendo um governo que é sensível à pauta”, explica Alane.


Reprodução / Internet

Ela complementa que o direito à memória é tão importante quanto o direito à terra: “A participação do memorial neste contexto é extremamente importante nessa conjuntura porque aí garante a não dissociação da memória do acesso à terra. E ter o acesso à terra como base, inclusive para a gente ter o direito à memória; ter o direito à memória sem acesso à terra também não funciona”. 

O evento contou com cerca de 60 pessoas de todas as regiões da federação. Na programação, mesas de debate como ‘Memória como direito ancestral’ e ‘A luta constante pelo direito à memória, verdade e justiça’. Também ocorreram visitações à lugares de memória da cidade de São Paulo, e oficinas como ‘Inventário Participativo’, ‘Conservação preventiva de acervos em papel’, ‘Acervos e memória’ e ‘História oral’. 


Reprodução / Foto: César Novelli – Núcleo Memória

Dentre os participantes, Ana Flávia Magalhães (Diretora do Arquivo Nacional), Gegê Joseph (Diretora de Programa para África, América Latina e Caribe da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência), Jean Camoleze (Representante do Brasil na RESLAC e Coordenador de Acervos da Casa do Povo), Representando o Ministério dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Também estava presente Verônica Torras, diretora de Memoria Abierta (Argentina) e coordenadora da RESLAC.


Reprodução / Foto: César Novelli – Núcleo Memória

Uma carta coletiva está em construção com o propósito de ser entregue a diversos Ministérios do governo federal. A carta centraliza a importância dos sítios de memória, mas reivindica a existência de orçamento para esta finalidade.


Reprodução / Foto: César Novelli – Núcleo Memória

“Não adianta somente a gente estar formalizados no sentido de leis, e no orçamento a gente não está sendo cotado. Então, estamos propondo a finalização dessa carta para poder ser feita a entrega no formato simbólico, num ato político de entrega aos Ministérios, ao governo federal. No encontro, nós tivemos representações de todas as regiões e uma solidarização coletiva de fato para com o desejo de se reerguer”, arremata Alane Lima.


Reprodução / Foto Reprodução

Para acessar mais fotos do evento, clique aqui

 

 

 

 

 

Editado por: Polyanna Gomes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Economia

Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR

Questão Agrária

Após protesto e recuo de prefeitura, MST sela acordo por escola infantil no Pará

Resistência cultural

Para preservar cultura ameaçada, escola no Benin ensina língua materna do povo Adja

INVESTIGAÇÃO DA PF

Articulação com Netanyahu e figurinha com Trump: o que dizem as mensagens de Bolsonaro e Wajngarten

Solidariedade

Com brasileiros, Flotilha da Liberdade leva ajuda humanitária a Gaza

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.