último dia

Prouni encerra as inscrições nesta sexta (30); saiba como fazer

Para participar, o estudante deve ter realizado o Enem em 2021 ou 2022 e não pode ter feito a prova como treineiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de julho. Os estudantes contemplados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição no Prouni entre os dias 4 e 14 de julho - Rovena Rosa / Agência Brasil

Estudantes que pretendem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em uma universidade particular com bolsa integral ou parcial de 50% neste segundo semestre de 2023 devem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) até esta sexta-feira (30).

Para realizar a inscrição, o estudante deve acessar a aba do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no link "Inscreva-se". Para isso é necessário criar ou realizar login com a sua conta gov.br.

Durante o período de inscrição é possível realizar a consulta pelas bolsas disponíveis, fazendo a busca pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou ainda pelo município em que o estudante pretende cursar a graduação.

É importante salientar que para participar desta edição do Prouni o estudante deve ter realizado o Enem nos anos de 2021 ou 2022. Além disso, a pontuação média no exame deve ter sido de, no mínimo, 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a redação. O estudante não poderá concorrer às vagas se realizou o Enem como treineiro e nem se já tiver diploma de curso superior.

:: Novo Ensino Médio esvazia de escolas e fragmenta conhecimento, aponta estudo no RS ::

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de julho e os estudantes contemplados terão entre os dias 4 e 14 de julho para realizarem a comprovação das informações prestadas no momento da inscrição no programa.

Já a segunda chamada poderá ser conferida no Portal Único no dia 24 de julho e estes estudantes deverão comprovar as informações entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Vale ressaltar que o processo de matrícula do estudante deve ser realizado diretamente na instituição em que o estudante garantiu a vaga.

Aqueles que não forem contemplados nas duas chamadas regulares podem solicitar participar da lista de espera, que estará aberta para inscrições nos dias 14 e 15 de agosto. A lista de espera, que destina as vagas ociosas aos interessados, será divulgada no dia 18 de agosto. Este processo também é todo feito por meio do Portal Único.

O cronograma completo pode ser acessado no link do Prouni no Portal Único, que é a plataforma governamental que reúne informações acerca do Prouni, mas também do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

:: Primeiro curso de Medicina Humana para assentados no país poderá ser aberto na UFPel ::

O Prouni foi criado em 2004 com o objetivo de ofertar bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de universidades e faculdades privadas, sejam elas particulares ou comunitárias.

Concorrem às bolsas integrais os estudantes que possuem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto as bolsas parciais de 50% do valor total do curso são disputadas por aqueles estudantes que possuem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Edição: Nicolau Soares