fraude

Empréstimo fácil? Cuidado para não cair em golpes

Ao ser contatado por uma empresa, é importante se certificar de que forma o atendente conseguiu seus dados e contato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Abordagens golpistas podem começar via telefone, redes sociais ou sites - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

As soluções financeiras ofertadas para quem tem dívida ativa no seu nome devem ser avaliadas com cautela. Isso porque existem fraudes e golpes direcionados a esses cidadãos.

É importante estar atento a propostas que parecem "imperdíveis", como juros abaixo do mercado, que podem levar a uma contratação por impulso, sem acesso prévio às informações da instituição financeira.

A abordagem para esse tipo de golpe pode começar por meio de ligações telefônicas, redes sociais ou a partir de sites golpistas que buscam imitar características de sites oficiais. Por isso é preciso estar de olho nos critérios que garantem se uma empresa financeira é confiável ou não. 

O primeiro passo ao ser abordado é perguntar ao atendente de que forma a empresa conseguiu seus dados e contato. 

É direito do consumidor solicitar o telefone da empresa para, em caso de desconfiança, ligar para a central e conferir a validade do contato. Se a abordagem for realizada por meio das redes sociais, entre no site da instituição e verifique se o perfil é oficial. 

Outra dica é nunca informar os dados pessoais e bancários por meio de ligações e outros contatos. Quando as empresas são confiáveis, em geral, solicitam que o cliente realize a confirmação dos dados e não a informação deles. A Serasa orienta que, "caso o atendente solicite informações pessoais completas como endereço, CPF, CNPJ, nome de familiares, gênero, dados financeiros como conta e agência, não avance na conversa". 

Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. O processo de contratação de empréstimo é bem simples: após o cliente ter o crédito aprovado pela instituição financeira e assinar o contrato, o dinheiro é depositado na conta do cliente. 

De acordo com orientações da Serasa, é fundamental se certificar da confiabilidade da instituição antes de fechar um contrato de empréstimo. Em geral, se a negociação for muito vantajosa, com taxas de juros muito mais baixas que as praticadas pelo mercado, é válido desconfiar.

Caso você confirme que a empresa é verdadeira, com CNPJ, endereço e atendimento ao público, você pode obter mais informações de outros clientes em sites como Reclame Aqui.

Edição: Thalita Pires