Tragédia

Morre segundo trabalhador vítima da explosão em fábrica da Braskem em SP

Funcionários da empresa que pintavam tanque de tolueno não resistiram aos ferimentos provocados pela explosão

São Paulo (SP) | |

Ouça o áudio:

As vítimas fatais trabalhavam para uma terceirizada que pintava o local - Reprodução

O Sindicato dos Químicos do ABC confirmou a morte de mais um trabalhador na madrugada desta segunda-feira (3) em decorrência da explosão em uma indústria química da Braskem, no ABC paulista. 

O Polo Petroquímico de Capuava, onde se localiza a fábrica, fica na divisa das cidades de Mauá (SP) e de Santo André (SP), na Grande São Paulo. 

É a segunda morte após o incêndio. O outro trabalhador que também se acidentou morreu no mesmo dia, em 22 de junho. Eles eram funcionários da Tenenge, empresa terceirizada contratada para realizar trabalhos de pintura.

De acordo com a Braskem, cinco pessoas se feriram com a explosão. A empresa não informou a identidade dos trabalhadores envolvidos no acidente. 

Em nota, o sindicato informa que acompanha as investigações em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) “para que medidas concretas sejam tomadas e os riscos de novos acidentes sejam eliminados”. 

A CUT São Paulo e sindicatos do ABC organizam ato ecumênico e em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores na próxima quinta-feira (6), a partir das 7h, na portaria principal da Braskem, na Avenida Presidente Costa e Silva, 4000, no Parque Capuava, em Santo André (SP).

A reportagem procurou a Braskem, que confirma a morte do segundo funcionário e informa que as causas da explosão estão sendo investigadas.  

Leia nota na íntegra:

Informamos que na madrugada de hoje, 03/07, tivemos a triste notícia do falecimento do parceiro da empresa Tenenge, que estava internado em decorrência do acidente no dia 22/06 na unidade de Químicos Q3 CK da Braskem no ABC. 

A Braskem acompanha o caso desde o início com a Tenenge, bem como todo o apoio prestado a ele e sua família. O outro colaborador envolvido, também da Tenenge, teve alta na última semana. 

Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento. 

Estendemos também nossa solidariedade aos integrantes e parceiros das nossas unidades industriais. As causas do acidente estão sendo investigadas. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho