CULTURA NEGRAS

Recife: bairro da Boa Vista ganha Centro Cultural Diaspórico que valoriza cultura africana

Espaço localizado no centro da capital pernambucana reúne diversos empreendimentos de moda, beleza e alimentação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Um dos empreendimentos é a Zarina Moda Afro, que vende roupas feitas com tecidos vindos de países africanos - Guga Matos/ Divulgação

O bairro da Boa Vista, localizado no Recife, agora conta com um novo espaço cultural chamado Centro Cultural Diaspórico. Situado na Rua da Santa Cruz, no número 174, o casarão amarelo abriga atualmente quatro empreendimentos.

Tayná Maísa, idealizadora do espaço, compartilha como surgiu a ideia do Centro. "Começamos com a Dùn Ajeun e logo em seguida sentimos a necessidade de ter alguém que fizesse drinks, e estabelecemos uma parceria com a licoreria Capibaribe. Além disso, temos o Gana Hare, um estúdio afrocentrado que oferece serviços como tranças, cortes de cabelo e muito mais. Também temos a Zarina Moda Afro, uma empresa parceira onde adquirimos nossos uniformes e turbantes", relembra.

O Centro Cultural Diaspórico teve início com o restaurante em 2019 e, aos poucos, foi agregando outros negócios. Embora o centro traga uma nova atmosfera para o bairro, Tayná faz uma ressalva: "É importante sempre ressaltar aqueles que vieram antes, pois já existem muitas pessoas que desenvolvem negócios semelhantes ao nosso no centro da cidade, bem como nas periferias e nos quilombos."

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dùn Ajeun (@dunajeun)

Eni Leitão, servidora pública, ficou sabendo do espaço por meio das redes sociais e decidiu ir com suas amigas na hora do almoço."Quando eu vi, fiquei interessada e pensei: 'Pronto, qualquer oportunidade vou conhecer'. A primeira vez que vim aqui foi para o restaurante, com minhas amigas."

:: Culinária diaspórica resgata os sabores e histórias através do alimento no Recife ::

A servidora aprovou a proposta do restaurante localizado no Centro: "Gostei muito da comida. Ela é muito saborosa e autêntica. Você tem a sensação de estar saboreando uma comida realmente africana; inspirada nos temperos e sabores africanos. Tem muito sabor, gostei bastante", disse.

Em breve, o Centro oferecerá aulas de iorubá, capoeira, dança africana e muito mais.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Cultural Diaspórico, você pode acompanhar os perfis dos empreendimentos no Instagram: @dunajeun, @licoteriacapibaribe, @zarinamodaafro e @gana_hare.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga