DIVERSIDADE

O que define a sexualidade de uma pessoa?

Fenômenos complexos possuem múltiplas causas

Ouça o áudio:

Com o avanço da luta LGBT, é possível que a sociedade perceba e aceite que nossa sexualidade e nosso desejo são diversos - Canva

28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, marca da luta pela igualdade na diversidade sexual e de gênero. Ter orgulho de ser LGBT é algo novo nesta sociedade, uma vez que a mesma historicamente marginalizou esses sujeitos, ao afirmar a heterossexualidade como norma.

Ao olhar para a História, é possível perceber que os seres humanos sempre fizeram sexo e se relacionaram das mais diversas formas. E que tal prática não se restringe à reprodução. O mesmo é evidente por todo o reino animal. A biologia está repleta de exemplos de comportamento homossexual em outras espécies.

Então, a pergunta óbvia que a ciência tenta responder é: o que define que uma pessoa seja hétero, homo ou bissexual? Ou, em outras palavras, porque nossa sexualidade é tão diversa?

Os primeiros estudos nessa área datam do início do século 20. Em resumo, há três rumos básicos que tais pesquisas apontam. Há aquelas que defendem a hipótese de que o comportamento sexual de uma pessoa é socialmente e culturalmente definido. Alguém sentirá atração pelo sexo oposto ou se abrirá para experiências homoafetivas de acordo com a sua história de vida, das pressões a que estiver exposto pela sociedade.

Uma segunda vertente afirma que a sexualidade seja algo inato. A pessoa já nasceria com certas tendências de acordo com seus genes. E uma terceira, mais recente, tem se dedicado a compreender o papel que estímulos ambientais (principalmente os hormonais) têm ao longo da gestação e da infância na determinação da sexualidade dos indivíduos.

Você já se perguntou porque sente atração pelas pessoas por quem se atrai? Ou porque gosta de fazer sexo do jeito x ou y? Difícil responder, não é mesmo? A sensação que temos é que somos como somos e ponto. 

Sentimos atração e amamos de múltiplas formas e não há nada de errado nisso

Se tentarmos explicar porque alguém é tímido ou porque tem mais facilidade para música do que para matemática, teremos a mesma dificuldade em obter uma resposta. O comportamento humano e a construção da nossa personalidade é algo muito complexos. E fenômenos complexos possuem múltiplas causas.

Assim, provavelmente, a resposta está numa combinação disso tudo. A sexualidade de alguém se define por uma síntese de fatores genéticos, hormonais, sociais e culturais. E está em constante construção. É o que os estudos mais recentes têm demonstrado.

Com o avanço da luta LGBT, é possível que a sociedade perceba e aceite que nossa sexualidade e nosso desejo são diversos. Sentimos atração e amamos de múltiplas formas. E não há nada de errado nisso. 

Um abraço e até a próxima!

 

Renan Santos é professor de biologia da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais


 

Edição: Wallace Oliveira