DESCASO

Eletricitários de MG deflagram greve de 24 horas por segurança no trabalho nesta quinta (13)

Na semana passada, um trabalhador da Cemig de 27 anos morreu eletrocutado enquanto fazia a manutenção de uma subestação

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Greve é convocada após a morte de um trabalhador da Cemig - Foto: Clarissa Barçante/ ALMG

Eletricitários de Minas Gerais começaram, nesta quinta-feira (13), uma greve de 24 horas. A pauta central é a garantia de saúde e segurança para os trabalhadores. Na semana passada, um trabalhador da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) de 27 anos morreu eletrocutado enquanto fazia a manutenção da subestação Pai Joaquim, Santa Juliana, no Triângulo Mineiro.

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG), afirma que há uma escalada de acidentes na companhia, e que isto está associado às tentativas de privatização da estatal pelo governo de Romeu Zema (Novo). Além da falta de segurança no trabalho, o sindicato também denuncia que a categoria está adoecendo, muitas vezes por força do assédio moral praticado contra empregados.

“Isso faz parte do processo de precarização das condições de trabalho dentro da Cemig, com a diminuição do quadro próprio de trabalhadores, com a redução dos investimentos em qualificação e treinamento”, aponta Jeferson Leandro, do Sindieletro.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Às 16h desta quinta-feira (13), os trabalhadores participam de uma audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, convocada pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), vai debater as condições de trabalho dos funcionários da Cemig e o pagamento devido aos trabalhadores da participação nos lucros, um compromisso que não está sendo cumprido pela empresa.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa