RÁDIO

Contribuição das mulheres negras na literatura é detaque no programa Prosa e Fato

No Julho das Pretas, o programa conversa com duas escritoras negras pernambucanas sobre suas referências e produções

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

De maneiras diversas, elas escrevem por necessidade e colocam no papel suas vivências - Foto: Daniele Fagundes

Você sabia que a primeira romancista brasileira foi uma mulher negra? A maranhense Maria Firmina dos Reis escreveu o livro ‘Úrsula’ em 1825, que e é considerado o primeiro romance abolicionista da história do Brasil.

Conhecer a obra de escritoras como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, por exemplo, abre a possibilidade de olhar para outras várias mulheres negras que há muito ou pouco tempo tem colocado sua escrita no mundo em verso e prosa.

Por isso, no Julho das Pretas o programa Prosa e Fato conversa com duas escritoras negras pernambucanas que de maneiras diversas escrevem por necessidade e colocam no papel suas vivências.

:: Confira o programa completo no reprodutor de áudio logo abaixo do título da reportagem ::

As nossas convidadas são a escritora Danuza Lima e a poetisa Priscila Ferraz. Mestra em Teoria da Literatura e professora da rede pública, Dabuza também é autora dos livros Mantra e Sob a proteção da espada de Iansã, ambos finalistas do Prêmio Mix Literário. Já Priscila é artista, poetisa, educadora social e autora de fanzines digitais como Batida, Salve Todos e Madrugadas e Castelos.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga