Rio de Janeiro

mudança

Rio lança novo sistema de bilhetagem no transporte público para substituir Riocard até 2024

Cartão Jaé opera em fase experimental desde a última quarta-feira (19) somente no BRT; saiba o que muda

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
De novembro até janeiro do ano que vem, os passageiros do transporte municipal poderão optar por usar o Riocard ou o Jaé - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio lançou um novo sistema de bilhetagem digital para o transporte público que vai substituir o Riocard até fevereiro de 2024. O cartão Jaé começou a operar em fase experimental desde a última quarta-feira (19) somente no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica). 

Leia mais: 

Na etapa atual de implantação, não é possível fazer integração com outros modais. A orientação é que os usuários mantenham o cartão Riocard. Por enquanto, ele continua valendo normalmente no BRT. O passageiro que precisar seguir viagem em outro transporte dentro do período de validade do bilhete único (3 horas) deverá usar o Riocard.

Na última terça (18), o prefeito Eduardo Paes (PSD), a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Seccin, apresentaram que o cronograma de migração do novo sistema será gradual. Paes afirmou que a nova bilhetagem faz parte da reconstrução do transporte público da cidade.

"O que vamos fazer é acabar com a famosa caixa preta no sistema de transporte do Rio de Janeiro. Todos os dados são disponibilizados para a Prefeitura e atualizados em tempo real. Passaremos a saber a receita do sistema e a demanda de passageiros, além de também ter mais acesso a informações sobre o fluxo de passageiros da cidade", disse o prefeito.

O que muda?

De novembro até janeiro do ano que vem, os passageiros do transporte municipal poderão optar por usar o Riocard ou o Jaé. Nesta etapa, o cartão Jaé será aceito em todos os modais do município: ônibus, vans, cabritinhos, VLT, além do BRT. Para isso, os transportes terão os dois validadores e o novo sistema será capaz de fazer a integração entre todos os transportes regulamentados pela Prefeitura.

Se o usuário utilizar somente modais municipais em seus deslocamentos, poderá usar somente o Jaé. Por outro lado, quem precisar fazer integração entre o serviço de transporte municipal e de concessão do governo do estado, vai precisar portar os dois cartões.

O cartão Riocard só deixará de ser aceito em todos os meios de transporte do município na na última fase de implantação do sistema Jaé, a partir de 1º de fevereiro de 2024. 

Os passageiros com direito à gratuidade deverão se cadastrar para retirar o cartão do novo sistema. Para isso, será preciso ir até uma loja Jaé. O calendário ainda vai ser informado pela prefeitura. Serão comtemplados com gratuidade idosos (+65 anos), pessoas com deficiência, pacientes com doenças crônicas em tratamento, estudantes da rede pública e universitários beneficiados por programas do Governo Federal ou com renda familiar de até um salário mínimo.

Edição: Clívia Mesquita