mundial 2023

Boletim da Copa: goleira nigeriana brilha e seleções europeias vencem no segundo dia de jogos

Noite de sexta terá estreia da equipe dos Estados Unidos, atual bicampeã; madrugada e manhã terão mais 3 jogos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Chiamaka Nnadozie faz bela defesa em cobrança de pênalti e garante empate nigeriano com a equipe do Canadá - Izhar Khan/AFP

A segunda jornada de jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol, na Austrália e na Nova Zelândia, teve brilho da goleira nigeriana Chiamaka Nnadozie e vitórias de equipes europeias em suas estreias neste Mundial.

Em partida que começou na noite de quinta (20), pelo horário brasileiro, as nigerianas eram consideradas "azarãs" diante das canadenses, atuais campeãs olímpicas. Mas o time africano resistiu à pressão inicial e teve boas chances. Além disso, contou com linda defesa de Nnadozie em pênalti cobrado pela estrela canadense Christine Sinclair, que disputa o sexto mundial. No fim, empate em 0 a 0.

Nigéria e Canadá estão no grupo B, o mesmo da Austrália, que venceu a Irlanda na estreia por 1 a 0 e lidera a chave ao fim da primeira rodada com três pontos. Nigerianas e canadenses têm um ponto cada, enquanto a Irlanda está zerada.

A segunda partida do dia, já na madrugada de sexta pelo horário brasileiro, marcou um momento histórico: pela primeira vez uma equipe das Filipinas entrou em campo em um jogo de Copa do Mundo. A partida teve grande audiência no país, e muita gente se concentrou pelas ruas de Manila e de outras cidades para assistir.


Seleção das Filipinas (de azul) disputou pela primeira vez uma partida de Copa / Sanka Vidanagama/AFP

Em campo, prevaleceu a maior experiência da seleção da Suíça, que venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Ramona Bachmann, cobrando pênalti no fim do primeiro tempo, e Seraina Piubel, que fechou o placar na segunda etapa. A Suíça tem três pontos, assim como a Nova Zelândia, que também está no grupo A e venceu a Noruega por 1 a 0. Norueguesas e filipinas ainda não pontuaram.


Espanholas (de vermelho) marcaram três gols ainda no primeiro tempo para garantir a vitória sobre a Costa Rica / Marty Melville

Fechando a rodada, mais uma vitória europeia: a Espanha fez 3 a 0 na Costa Rica. Os três gols foram marcados em um intervalo de apenas 7 minutos no primeiro tempo. Valeria del Campo marcou contra aos 21 minutos; Aitana Bonmati ampliou para a Espanha aos 23 e Esther González fechou o placar aos 27.

Jogos do dia

O grupo C, das espanholas e costarriquenhas, tem ainda as seleções do Japão e de Zâmbia, que se enfrentam na madrugada deste sábado, às 4h (pelo horário de Brasília). O jogo vai ser transmitido pela CazéTV no YouTube e pelo canal de TV por assinatura SporTV.

A jornada de jogos, porém, começa ainda na noite de sexta. Às 22h30 (de Brasília), as atuais bicampeãs estadounidenses fazem o primeiro jogo neste Mundial, enfrentando o time do Vietnã, em um jogo com grande carga política e histórica. As seleções estão no grupo E, que tem ainda Portugal e Holanda. CazéTV e SporTV transmitem o jogo.

A rodada tem ainda dois jogos na manhã de sábado, pelo horário de Brasília, ambos pelo grupo D. Às 6h30 jogam Inglaterra e Haiti, com transmissão exclusiva da CazéTV. Às 9h, fechando o dia, o confronto é entre Dinamarca e China. O jogo vai ser transmitido por CazéTV e SporTV.

Brasil joga segunda-feira

A seleção brasileira, que está no grupo F, estreia na próxima segunda-feira (24), contra a equipe do Panamá. A bola rola a partir das 8h, com transmissão em TV aberta pela GloboCazéTV e SporTV também transmitem. O grupo da equipe brasileira tem ainda França e Jamaica.

Edição: Leandro Melito