Comida

Putin promete doar até 50 mil toneladas de grãos a países africanos

Presidente russo fez promessa durante cúpula em São Petersburgo com países da África

São Paulo |
Presidente Vladimir Putin, em reunião com seu homólogo moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, durante a segunda cúpula Rússia-África em São Petersburgo - Alexey DANICHEV / POOL / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (27) que irá abastecer países africanos com toneladas de grãos produzidos em seu país. Em seu discurso de abertura da cúpula Rússia-África, em São Petersburgo, onde participam delegações de 49 países e 17 chefes de Estado do continente africano, Putin ainda disse que os alimentos serão ofertados gratuitamente.

"Nos próximos meses podemos garantir embarques gratuitos de 25 mil a 50 mil toneladas de grãos para Burkina Faso, Zimbábue, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia", disse Putin, sem mais detalhes sobre datas e de como será feita a distribuição dos grãos.

O anúncio vem após a Rússia se retirar do acordo de grãos, que permitia a exportação de alimentos ucranianos dos portos do Mar Negro. A ação de Putin foi vista como uma forma de apaziguar as relações, uma vez que a África consome e depende da importação dos grãos ucranianos.

Na reunião que visa o estreitamento de laços e acordos entre Rússia e países africanos, Putin ainda afirmou que a safra de grãos produzidos na Rússia foi alta em relação aos anos anteriores. E que o país está pronto para substituir a Ucrânia no fornecimento de alimentos.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em entrevista na Nova Zelândia que é papel dos líderes africanos pedir respostas quanto à crise dos grãos, que impacta, sobretudo, os mais pobres.

"Eles sabem exatamente quem é o responsável pela situação atual. Espero que a Rússia ouça claramente a mensagem de seus parceiros africanos", disse Blinken.

Para Putin, a acusação do Ocidente é hipócrita. Segundo ele, os grãos da Ucrânia favoreceram os países ricos e que poucas remessas foram enviadas aos países pobres do continente africano.

"Por um lado, os países ocidentais estão obstruindo o fornecimento de nossos grãos e fertilizantes, enquanto, por outro, eles nos culpam hipocritamente pela atual situação de crise no mercado mundial de alimentos", disse o presidente russo.

Acordo de Grãos

O acordo de grãos foi alcançado em 22 de julho de 2022 através da mediação da ONU e da Turquia. Por meio dele foram traçadas estratégias para a criação de um corredor que permitiria a exportação de grãos de três portos ucranianos - Chernomorsk, Odessa e Yuzhny. O acordo também previa a remoção de barreiras à exportação de alimentos e fertilizantes russos - condição que Moscou afirma não ter sido honrada.

Edição: Thales Schmidt