Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

NÚMEROS DO CENSO

Rio Grande do Sul tem 17.496 mil quilombolas, aponta mapeamento inédito do Censo 2022

O estado tem o maior presença de quilombolas da Região Sul: mais da metade dos 29.056 quilombolas da região vivem no RS

27.jul.2023 às 12h33
Porto Alegre
Redação

O Quilombo dos Alpes está localizado entre os bairros Glória, Cascata e Teresópolis - Foto: Clara Aguiar

O Rio Grande do Sul tem 17.496 habitantes que se declaram quilombolas. O levantamento foi realizado pela primeira vez no Censo Demográfico 2022 e divulgado em Brasília, na manhã desta quinta-feira (27). O número corresponde a 0,16% do total da população gaúcha.

Brasil tem mais de 1,3 milhão de quilombolas; quase 90% estão em territórios não titulados

O estado tem o maior presença de quilombolas da Região Sul: mais da metade dos 29.056 quilombolas da região vivem no RS. O Paraná tem 7.113 habitantes quilombolas e Santa Catarina 4.447. O Rio Grande do Sul tem a décima terceira população quilombola do país em números absolutos.

Distribuição espacial

A análise espacial da distribuição da população quilombola no território brasileiro indica quatro eixos de concentração espacial. Regiões Sudeste e Nordeste estão em duas frentes principais: em torno da bacia do rio São Francisco até Pernambuco e nas cidades litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Vale do Ribeira, entre São Paulo e Paraná.

O segundo eixo está no baixo rio Amazonas, envolvendo municípios do Amazonas e da calha norte do Pará até a sua foz, e se projeta sobre o Maranhão, principalmente no entorno de São Luís.


De acordo com o Censo 2022, a população quilombola do país é de 1.327.802 pessoas / Arte: IBGE

“Um terceiro eixo está entre as regiões Centro-Oeste e Norte, principalmente no entorno do Pantanal mato-grossense e na bacia do rio Guaporé. O Rio Grande do Sul faz parte do quarto e último eixo, mas não deixa de ser expressivo, em especial no Sul e Sudeste do estado”, informa Fernando Damasco, Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas.

Territórios delimitados

O Rio Grande do Sul é o décimo oitavo estado com maior proporção de pessoas que se declaram quilombolas. De acordo com o Censo, 2.608 pessoas quilombolas do RS vivem em territórios oficialmente delimitados (14,91%) e as demais 14.888 vivem fora destes territórios (85,09%).

Já o total de pessoas (sendo elas quilombolas ou não) vivendo nos territórios oficialmente delimitados do RS é de 4.496, e 1.888 destes habitantes não se declararam quilombolas.


O território de maior população no RS é o Morro Alto, localizado nos municípios de Maquiné e Osório / IBGE

O território de maior população no RS é o Morro Alto, localizado nos municípios de Maquiné e Osório, que tem 1.750 habitantes, seguido pelo Quilombo dos Alpes, em Porto Alegre (519 habitantes); e pelo São Miguel, em Restinga Sêca (457 habitantes).

Confira série especial do Brasil de Fato RS sobre os Quilombos Urbanos de Porto Alegre

O Censo Demográfico concluiu que há população quilombola em 89 municípios gaúchos. Em números absolutos, Porto Alegre tem a maior presença, com 2.295 habitantes quilombolas, seguida por Formigueiro (1.318) e Canguçu (1.179).

Em termos percentuais, o município com a maior população quilombola do estado é Formigueiro, em que 20,55% são quilombolas. Em seguida vêm Colorado (14,64%) e Dona Francisca (8,67%).


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Resposta antifacista

Escolha de papa dos EUA representa afronta a Trump, sugere cientista político

JUSTIÇA

STF marca para esta sexta análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

Cultura e luta

‘Aqui está o que produz o nosso povo, que merece respeito’: Xangai faz show na Feira do MST

ANÚNCIO LEGAL

Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba (PR) convoca associados para assembleia geral extraordinária

VATICANO

Papa Leão 14 pede paz e lembra Francisco: ‘ajudem a construir pontes’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.