CALVICE

Minoxidil: o produto que promete fazer crescer barba e cabelo

Efeito inesperado da substância já é estudado há anos

Ouça o áudio:

A calvície é uma condição genética que afeta mais comumente os homens - Canva
O minoxidil é vendido como promessa de cura para a calvície

Se você frequenta barbearias já deve ter visto por lá produtos à venda que prometem uma barba mais cheia. Sempre me perguntava se eles realmente funcionam. Assim, fui procurar saber o que as pesquisas científicas dizem a respeito.

A substância mais utilizada para esse fim é o minoxidil. Ele está presente em loções, xampus e comprimidos de uso oral que prometem aumentar o crescimento da barba e corrigir falhas na mesma. Também é vendido como promessa de cura para a calvície, ao barrar a queda dos fios.

O minoxidil era usado originalmente no tratamento de pressão alta, nos anos 1970. Pessoas que tomavam esse medicamento relataram um aumento no crescimento de pelos, principalmente na face e em mulheres. Assim, esse efeito inesperado da substância passou a ser estudado.

Diversas pesquisas de lá para cá confirmaram a eficácia do minoxidil. De fato, a substância apresenta um efeito positivo sobre os pelos. O mecanismo por trás disso ainda não é completamente entendido. Mas, ao que tudo indica, a substância induz um aumento no calibre e no número dos vasos sanguíneos próximos à raiz dos pelos. E isso faz com que os pelos cresçam e durem mais tempo.

Portanto, o uso do Minoxidil para aumentar o crescimento de pelos na barba é eficaz. Há um aumento considerável no número de pelos, e um leve espessamento.

Sobre contribuir no combate à calvície, as pesquisas também apontam resultados satisfatórios. O uso tópico, na forma de loção, e o uso por via oral contribuíram para diminuir a queda de cabelo e aumentar o crescimento de novos fios. 

O tratamento com a substância demora alguns meses para surtir efeito e não apresenta efeitos colaterais graves. A má notícia é que o efeito só dura enquanto a substância é utilizada. Ou seja, ao interromper o tratamento, tanto a barba quanto o cabelo voltarão a ser como eram antes. E o minoxidil também não é capaz de fazer pelos crescerem em áreas onde antes não estavam presentes. O que limita os resultados para algumas pessoas.

Isso representa uma cura para a calvície? Infelizmente, não. A calvície é uma condição genética que afeta mais comumente os homens, devido aos maiores níveis de testosterona. O que a substância consegue fazer é retardar e atenuar os efeitos da calvície.

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
 

Edição: Wallace Oliveira