jogo difícil

Brasil perde da França, mas depende apenas de si para avançar às oitavas na Copa do Mundo feminina

Com uma marcação sufocante, as francesas não deixaram as brasileiras articularem as jogadas e conseguiram a vitória

São Paulo |
Jogo foi tenso, com forte pressão da marcação francesa, que impossibilitou a construção de jogadas pelas brasileiras - FRANCK FIFE/AFP

A seleção brasileira sofreu sua primeira derrota na Copa do Mundo de Futebol Feminino, neste sábado (29). Sofrendo para sair da forte marcação da França, as brasileiras levaram o primeiro gol ainda no primeiro tempo.  

As jogadoras lutaram muito para sair da marcação, e até conseguiram dominar parte do jogo, momento em que empataram a partida. Mas não conseguiram manter o ritmo e acabaram levando a virada, aos 39 minutos do segundo tempo.  

Com a derrota, a seleção brasileira soma 3 pontos em dois jogos e precisa vencer o jogo da próxima quarta-feira, contra a Jamaica, às 7h, para se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo.  

O jogo foi truncado desde o primeiro tempo, com forte pressão de marcação das francesas, que deixou as brasileiras afobadas e errando muitos passes. O primeiro chute a gol das brasileiras só ocorreu aos 14 minutos.  

Aos 16 minutos, a atacante Le Sommer recebe deixadinha de Diana, após longo cruzamento da esquerda, e desloca de cabeça na pequena área, para fazer seu 90° gol com a camisa da seleção francesa. Com a vantagem, as francesas trancaram ainda mais a marcação. 

A melhor chance do Brasil no primeiro tempo foi numa roubada de bola de Geyse, que pressionou a defesa francesa na própria área. Debinha ficou com a sobra e tocou para Adriana, que livre e de frente pro gol, acaba chutando pra fora.  

No segundo tempo, a seleção conseguiu sair da marcação das francesas e construir jogadas que se aproximavam cada vez mais do gol. Até que aos 12 minutos, após várias tentativas pela esquerda, Kerolin arriscou chute prensada pela marcação. A bola sobrou dentro da área, a atacante Debinha dominou com estilo e tocou colocado à esquerda da goleira Peyraud-Magnin. 

O empate brasileiro mudou o cenário de vez e várias chances foram surgindo. A melhor delas foi aos 28 minutos, em falta cobrada por Debinha, que acabou indo direto na direção do gol. Kerolin surgiu livre, mas, na tentativa do desvio, acabou jogando de zagueira e mandou a bola para fora.  

O sonho da classificação antecipada acabou aos 39 minutos, quando a zagueira Renard marcou o segundo gol da França. Após escanteio, ela cabeceou livre de marcação, dentro da pequena área, na segunda trave.

O grupo agora tem a França na liderança, com 4 pontos, seguida pelo Brasil com 3. A Jamaica, que joga na sequência com a seleção do Panamá, tem 1 ponto e pode passar o Brasil se vencer essa partida. A seleção panamenha, derrotada pelas brasileiras na primeira rodada, ainda não pontuou. 

Edição: Rodrigo Gomes