transporte

Usuários do Bilhete Único do Rio de Janeiro devem atualizar declaração de renda para manter tarifa social

Atualização será automática para quem tem vale-transporte administrado pela empresa; confira o calendário

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Todo o processo de atualização cadastral é realizado de forma online e é válido apenas para quem possui o cartão Riocard Expresso - Divulgação

A partir dessa quarta-feira (2), os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) do Rio de Janeiro devem atualizar a autodeclaração de renda para não perder o direito à tarifa social. A medida é necessária após uma determinação judicial alterar o limite de renda do benefício para até R$ 3.205,20 mensais. 

A regra anterior havia ampliado o acesso ao BUI para quem ganha até R$ 7.507,49 (teto do INSS). A atualização do cadastro será de forma gradual, escalonada conforme a data de nascimento. Quem faz aniversário nos três primeiros meses do ano poderá fazer a alteração até o dia 31 de agosto. Confira o calendário no final da matéria.

Leia mais: Rio lança novo sistema de bilhetagem no transporte público para substituir Riocard até 2024

Todo o processo é realizado de forma online e é válido apenas para quem possui o cartão Riocard Expresso, aquele comprado individualmente e associado ao CPF do usuário. A atualização é automática para quem tem vale-transporte administrado pela empresa.

O passageiro deverá atualizar apenas a informação sobre sua renda nos próprios canais digitais da Riocard Mais. Serão oferecidas quatro alternativas, que estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana, evitando deslocamentos até postos de atendimento. Não será preciso apresentar novos documentos, uma vez que cada cliente deverá informar dados que já o identificam no sistema.

A Riocard Mais informou ao Brasil de Fato que ainda não há como precisar quantos usuários serão cortadas da tarifa social com o novo limite de renda. Isso porque os clientes que se cadastraram no benefício informaram apenas se estavam abaixo ou acima do teto estipulado. 

Opções para atualização

Pelo site do Rio Bilhete Único: acesse este link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade e finalize em “Cadastrar”.

Pelo aplicativo Riocard Mais (disponível nos sistemas operacionais Android e IOS): ao abrir o aplicativo, procure e clique no botão “Declaração de Renda” e siga os passos indicados. A opção só estará disponível para os clientes que precisam realizar a autodeclaração dentro do prazo estabelecido para a atualização do cadastro do BUI. 

Pelo WhatsApp, com o assistente virtual Tomais (2127-4000): nas opções do menu, escolha a opção 4 (Tarifas e Benefícios). Em seguida, digite a alternativa 1 (Bilhete Único Intermunicipal) e depois a opção 3 (Fazer a declaração). Acesse o link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade. Finalize em “Cadastrar”.

E-mail enviado pela Riocard Mais: A Riocard Mais enviará aos clientes com e-mail cadastrado um comunicado para realizar a autodeclaração de renda. Fique atento ao remetente do e-mail ([email protected] ou [email protected]).

Calendário

Fase 1 (2/8 a 31/8) - nascidos em janeiro, fevereiro e março.

Fase 2 (1º/9 a 29/9) - nascidos abril, maio e junho.

Fase 3 (2/10 a 31/10) - nascidos em julho, agosto e setembro.

Fase 4 (1º/11 a 30/11) - nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Rodrigo Chagas e Clívia Mesquita