VIOLÊNCIA DO ESTADO

Testemunhas desmentem em juízo versão policial para morte de grávida Kathlen Romeu

Jovem grávida foi assassinada por policias no dia 8 de junho de 2021, no Complexo do Lins, na zona norte do Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
kathlen romeu
Designer de interiores estava grávida de três meses e levou um tiro de fuzil no peito enquanto passava na rua - Reprodução

Em audiência de instrução e julgamento realizada na última segunda-feira (7) no II Tribunal do Júri da Capital do Rio de Janeiro, presidida pela juíza Elizabeth Machado Louro, duas testemunhas de acusação afirmaram que não houve confronto entre policiais e traficantes no dia 8 de junho de 2021, no Complexo do Lins, na zona norte do Rio.

De acordo com as duas testemunhas ouvidas, os tiros disparados no local onde a jovem grávida Kathlen Romeo foi atingida e morreu partiram de fuzis de policiais em operação na região.

Leia mais: Kathlen Romeu: caso da jovem morta há um ano evidencia ausência de plano de segurança no RJ

As testemunhas estavam próximas ao local do ocorrido, afirmaram não conhecer os réus e disseram que os tiros partiram de arma tipo fuzil. A segunda testemunha, que chegou a gravar um vídeo pelo seu celular, disse que havia traficantes vendendo drogas na região e que eles foram surpreendidos pelos policiais, não vindo a revidar os tiros.  

A testemunha citou ainda que viu policiais recolhendo materiais e que moradores teriam dito se tratar de entorpecentes deixados pelos criminosos na fuga e de cápsulas das munições. Os depoimentos duraram, ao todo, cerca de uma hora e meia. 

Leia também: Moradores protestam morte de adolescente durante operação policial na Cidade de Deus

Os cabos da Polícia Militar Marcos Felipe da Silva Salviano e Rodrigo Correia de Frias são acusados de serem os autores dos disparos que mataram Kathlen. Os militares realizavam patrulhamento de rotina na área conhecida como Beco da 14, próximo à Rua Araújo Leitão, por onde Kathlen passava com a avó. Os dois alegam que trocaram tiros com traficantes locais e a vítima acabou sendo atingida.   

Na próxima audiência, deverão ser ouvidas mais quatro testemunhas arroladas pelo Ministério Público. A nova data ainda será marcada. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda