Análise

Decisões dos tribunais superiores podem trazer avanços sobre uso de cannabis

A sociedade brasileira começa a perceber que a guerra às drogas é uma política ineficaz cujo os erros se pagam com vidas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O debate em distintas instâncias sociais está cada vez mais maduro, seja sobre usos terapêuticos, seja sobre a descriminalização do uso pessoal de cannabis - Brasil de Fato DF

Está mais do que claro que é uma emergência a necessária criação de regras e normas que regulamentem a cannabis no Brasil. A verdade é que a cannabis no Brasil é para poucos. Nem tudo está disponível nas farmácias, com produtos basicamente limitados ao canabidiol, e o acesso geral segue caro e distante da realidade da maioria dos brasileiros.

A inércia do Poder Legislativo em levar adiante o debate da regulamentação da cannabis fez com que esse tema adentrasse ao conjunto de responsabilidades do Judiciário. O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) apenas estão atraindo para si a responsabilidade, porque o Legislativo não tem demonstrado interesse em levar adiante esta pauta sob qualquer perspectiva. 

No STF, percebe-se cada vez mais clara a possibilidade de formar maioria para o julgamento da descriminalização do porte pessoal de drogas. Já no STJ, a sessão de julgamento da terceira turma ocorrida na última semana deixou claro que não ficarão sem reação as investidas e tentativas que têm como perspectiva alterar a jurisprudência que admite a possibilidade do autocultivo.

:: Autor de guia sobre regulação da cannabis vê Brasil construindo política 'mais inclusiva' ::

Ao mesmo tempo, figuras-chave do Legislativo nacional questionam a legitimidade das decisões em instâncias superiores do Judiciário, talvez como cortina de fumaça, por sua omissão na execução de ações concretas, que são demandas da sociedade brasileira. 

O debate em distintas instâncias sociais está cada vez mais maduro sob diversas perspectivas, seja sobre os âmbitos terapêuticos, seja sobre a descriminalização do uso pessoal de cannabis, por respeito ao princípio da individualidade e em uma equivalência já aceita, numa sociedade que consome legalmente álcool ou tabaco. Uma regulamentação mais clara sobre o tema se aproxima da realidade do país.

:: STF julga se porte de drogas para uso deve ser crime nesta 4ª; Marcha da Maconha convoca ato ::

Por vezes é o direito que tensiona os avanços sociais, e em certas ocasiões, é a sociedade que obriga o direito a se adequar. Independente da conclusão destes julgamentos, uma coisa é definitiva: a sociedade brasileira finalmente começou a perceber que a guerra às drogas é uma política ineficaz, cujos erros se pagam com vidas, com a manutenção do racismo estrutural, desvio de finalidade dos impostos e do próprio erário público e que segue gerando prejuízos transversais. 

Como mencionado pelo ministro Alexandre de Moraes, em seu voto no recente julgamento sobre a descriminalização: "não foram as autoridades públicas que venceram a guerra contra as drogas. Diariamente todos nós perdemos". A possibilidade de algumas vitórias relevantes se aproximam brevemente por meio de decisões judiciais que virão. A sociedade agradece. 

*Murilo Meneguello Nicolau é advogado, especialista no setor da cannabis, formado em direito pela PUC/PR, mestrando em direito negocial com foco na regulamentação da cannabis pela UEL/PR.

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Thalita Pires