BEM VIVER NA TV

Casa Escrevivência: escritora Conceição Evaristo inaugura projeto no Rio de Janeiro

Espaço vai preservar o acervo literário da autora e funcionará na região conhecida como Pequena África, no centro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Conceição Evaristo
Conceição Evarista tem sete livros publicados, cinco deles com traduções para o inglês, espanhol e até árabe - Créditos da foto: Divulgação

"Livro parado para mim não tem sentido". Essa frase resume bem o que a escritora Conceição Evaristo pensa sobre os livros e a leitura. Foi a partir desta percepção que ela resolveu criar a Casa Escrevivência, no centro do Rio de Janeiro, ambiente em que ela vai dividir com o grande público todo o acervo que apreciou ao longo da vida. 

"O que dá sentido ao livro, o que materializa o que está escrito no livro é justamente quando esse livro é usado, quando esse texto é lido", sintetizou a autora. 

A sede ainda é temporária e fica no beco João Inácio, no bairro da Saúde, local também conhecido como "Pequena África", na região central da cidade. O objetivo da Casa é manter o acervo artístico e livros da Conceição e também ser um local para pesquisa sobre a literatura negra. 

A reportagem do Bem Viver na TV acompanhou a inauguração da Casa, evento que foi bastante concorrido. 

"Ter a Conceição  no lugar da literatura e da literatura de mulher preta é de uma maravilha imensa. Olhar para as obras da Conceição e ver nossa representação, nossa história, nossa luta é maravilhoso”, resumiu a estudante Julya Sampaio. 

Conceição está muito orgulhosa com a construção da Casa e acredita que ela será um grande difusor de conhecimento.

"Vai ser um polo que vai incentivar a pesquisa, e vai ser um polo que vai ter esse material que nós pretendemos catalogar, ter cuidados para preservação do livro e é um centro de memória, a começar pelo próprio espaço físico de estar situada aqui, na Pequena África, e também porque eu acho que forma uma rede porque aqui tem o Muhcab [Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira], tem o museu dos Pretos Novos [Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos]. A Casa fortalece e semantiza esse lugar de memória negra”, concluiu. 

Confira a reportagem completa na edição deste sábado (19) do Bem Viver na TV.

E tem mais!

Em Pernambuco, projeto busca influenciar poder público para garantir escolas mais seguras e acolhedoras para meninas.

O Momento Agroecológico mostra que, em Brasília, um horto agroecológico dentro de uma UBS tem criado relação terapêutica entre a comunidade e o SUS. 

No Comida de Verdade, a chef Gema Soto, da Gastronomia Periférica, ensina o Palo a Pique, prato típico venezuelano.

Quando e onde assistir

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Edição: Rodrigo Chagas