MACHISMO

Fifa suspende dirigente espanhol que beijou à força jogadora campeã do mundo

suspensão será provisória e com duração de 90 dias

Brasil de Fato| Recife(PE) |
Luís Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol - FRANCK FIFE / AFP

A Fifa anunciou neste sábado(26) a suspensão provisória do dirigente espanhol e presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales. Ele beijou à força a jogadora da seleção espanhola e campeã do mundo, Jenni Hermoso, embora afirme que o incidente foi "consensual". 

Rubiales deve ser afastado de todas as atividades relacionadas ao futebol, tanto na Espanha quanto fora do país. A suspensão determinada pela Fifa terá duração de 90 dias.

No último domingo(20), após a vitória da Espanha contra Inglaterra na final da Copa do Mundo de futebol feminino, durante a entrega das medalhas às campeãs, o dirigente foi flagrado segurando a cabeça de Jenni Hermoso e dando-lhe um beijo na boca.

O comunicado também explica que, por determinação do chefe do Comitê Disciplinar da Fifa, Rubiales não poderá entrar em contato com a jogadora ou com qualquer pessoa do seu entorno. 

Em nota, a Fifa também reforçou o “comprometimento da entidade com o respeito à integridade de todas as pessoas, e condenou de forma vigorosa quaisquer comportamentos que atentem contra isso”. 

Até o momento, o dirigente não se manifestou sobre a decisão da entidade máxima do futebol mundial. Em um evento da Federação Espanhola de Futebol, nesta sexta-feira(25), Rubiales havia afirmado com veemência que não renunciaria ao cargo que exerce atualmente e que o beijo havia sido consensual.

Neste sábado(26), a Real Federação Espanhol se somou à tese de Rubiales e publicou uma nota dizendo que a jogadora mente ao afirmar que foi beijada à força. 

Jenni Hermoso atua pela Espanha. Desde então, ela vem declarando à imprensa que se sentiu desrespeitada com a atitude do dirigente espanhol. Ela buscará ações legais por meio sindicato, o Futpro.

Cerca de 80 jogadores espanholas, entre elas as 23 que jogaram pela seleção na Copa do Mundo na Austrália, saíram em defesa de Hermoso e anunciaram que não aceitarão convocação para a seleção, caso Luís Rubiales permaneça no cargo. Outros dirigentes e até o governo espanhol se manifestaram em defesa da atleta e condenando o comportamento de Rubiales. 
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho