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TARIFA ZERO

OPINIÃO. Professor Lafaiete Neves: “Empresários de transporte não baixam tarifas e abandonam concessões”

Os empresários em torno de 80 cidades brasileiras estão devolvendo as concessões, sem aceitar repactuar os contratos

28.ago.2023 às 10h20
Curitiba (PR)
Lafaiete Neves

Os empresários em torno de 80 cidades brasileiras estão devolvendo as concessões, sem aceitar repactuar os contratos - Giorgia Prates

Os dados hoje disponíveis apontam 80 municípios brasileiros que implantaram a tarifa zero. Na maioria absoluta desses municípios, foram as empresas que devolveram as concessões às prefeituras, alegando prejuízos nas operações do transporte coletivo. As empresas acusam a queda da demanda em decorrência da pandemia, o que não é bem a verdade.

Houve sim queda da demanda, porém, que vem de antes da pandemia, em decorrência dos atuais contratos que impuseram o pagamento pelo Índice de Passageiros por Kilometro (IPK). Este foi um parâmetro imposto para evitar a queda dos lucros empresariais, na medida em que a tarifa é calculada dividindo os custos operacionais totais pelo total de passageiros transportados.

Logo, a medida em que diminuem o número de passageiros e elevam-se os custos, aumentam o preço da tarifa, o que explica hoje que a tarifa representa 30% do valor do salário mínimo. Nessa situação o trabalhador tem que buscar estratégias de sobrevivência para resolver o problema de sobrevivência da sua família.  Pesquisas recentes acusam que 30% dos trabalhadores andam a pé para o trabalho, aumentou muito o uso da bicicleta, de motos, e compartilhamento de APPs como o Uber. O que está pesando decisivamente no abandono do transporte coletivo é o preço abusivo da tarifa.

Diante da grande queda de lucro das empresas do transporte coletivo, dada a brutal queda da demanda, os empresários em torno de 80 cidades brasileiras estão devolvendo as concessões, sem aceitar repactuar os contratos, eliminando o IPK e vendendo seus serviços apenas pelo pagamento por quilômetro rodado, ou seja, na hora do prejuízo o Estado salva, na hora do lucro o Estado privatiza.

Não podemos aceitar a tarifa zero sem exigir novas licitações ou repactuação dos atuais contratos expurgando o cálculo da tarifa a partir do índice por quilômetro rodado (IPK) , como fez Araucária, no Paraná (em que pesem os desmandos do atual prefeito), fazendo a tarifa cair de R$ 4,90 para R$ 1,25.

 

 

*Lafaiete Neves, professor aposentado da UFPR, Conselheiro Titular do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA).

**As opiniões expressas nesse texto não representam necessariamente a posição do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Pedro Carrano
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