tensão

Polônia ameaça fechar fronteira com Belarus em caso de 'incidente perigoso' com mercenários do grupo Wagner

Durante reunião de ministros, Polônia e países Bálticos pediram a retirada dos combatentes do grupo de Belarus

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Refugiados montam acampamento no posto de fronteira de Bruzgi, do lado bielorrusso. - Leonid SHCHEGLOV / BELTA / AFP

A Polônia e os Estados Bálticos fecharão completamente as suas fronteiras com a Bielorrússia se ocorrer um incidente perigoso envolvendo os mercenários do grupo Wagner. A declaração é do ministro do Interior polaco, Mariusz Kaminsky, nesta segunda-feira (28).

"Se ocorrer um incidente crítico na fronteira com a Bielorrússia, independentemente de a fronteira ser a Polónia, a Lituânia ou a Letónia, tomaremos medidas de resposta imediata. Todas as passagens fronteiriças serão fechadas", alertou o ministro polaco.

Durante uma reunião entre os ministros do interior da Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia, em Varsóvia, Kaminsky também fez um apelo para a remoção dos migrantes ilegais da zona fronteiriça, afirmando que estes foram "atraídos para lá pelos serviços bielorrussos"

:: Tensão entre Rússia e Polônia sinaliza pretensões territoriais de Moscou na Ucrânia ::

"Exigimos às autoridades de Minsk que o grupo Wagner deixe imediatamente o território de Belarus e que os migrantes ilegais deixem imediatamente a zona fronteiriça e sejam enviados de volta aos seus países", disse Kaminsky durante coletiva de imprensa em Varsóvia.

A Letónia, a Lituânia e a Polónia, que fazem fronteira com Belarus, estão cada vez mais preocupadas com a segurança das fronteiras depois de centenas de mercenários russos Wagner terem entrado no país a convite do presidente Alexander Lukashenko.

:: Rússia realiza ataques em região ucraniana perto da fronteira da Polônia ::

Nos últimos meses foi registrado um aumento no número de migrantes na fronteira entre a Polônia e Belarus, principalmente provenientes de países do Oriente Médio e da África, que tentam deslocar-se para a União Europeia. As autoridades polacas acusam Belarus de facilitar a migração ilegal.

Edição: Thalita Pires