Cinema

Fronteira Festival exibirá 47 filmes de 21 países no Cine Brasília a partir desta terça (29)

Evento ocorre até 3 de setembro e tem entrada gratuita; filme irlandês “Eu Vejo a Escuridão” abre festival às 19h

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Abertura acontece na terça-feira (29), às 19 horas, com a estreia internacional do filme irlandês “Eu Vejo a Escuridão” - Agência Brasília

O espaço do Cine Brasília abrigará por seis dias a programação da quinta edição do Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, o Fronteira Festival. De 29 de agosto a 3 de setembro, o festival vai exibir 47 filmes de 21 países. Todas as sessões têm entrada gratuita. 

A abertura do evento acontece na terça-feira (29), às 19 horas, com a estreia internacional do filme irlandês “Eu Vejo a Escuridão”, de Katherine Waugh e Fergus Daly. O longa investiga a relação entre fotografia, cinema e ciência de um modo curioso e inventivo, falando também da história do planeta como hoje o conhecemos. 

"Filmado em Paris e também nos Estados Unidos (no MIT - Massachusetts Institute of Technology, no Vale da Morte na Califórnia e numa região de testes nucleares em Nevada), o longa-metragem mostra relatos e reflexões de diversos filósofos e escritores envolvidos com as chamadas ‘imagens técnicas’ e suas contradições”, afirmou Marcela Borela, uma das diretoras do Fronteira. "O filme de abertura é um portal para tudo que vem adiante na programação do evento, discussão do cinema como possibilidade de continuação do mundo", acrescentou.   

:: O público do Festival de Cinema de Locarno é de esquerda? ::

Este é o primeiro programa da principal mostra do evento, Cineastas na Fronteira, que vai exibir 40 filmes, entre curtas, médias e longas. O Fronteira conta também com um programa de filmes exclusivo do Centro-Oeste, este ano dedicado a realizadores do Distrito Federal. É a Mostra Cadmo e o Dragão, que vai exibir, no domingo (3), cinco realizações do DF. 

O festival apresenta ainda quatro estreias mundiais, os brasileiros “Tudo que vi era o sol” (Leo Amaral, Pedro Maia e Ralph Antunes), “Rapacidade” (Julia de Simone e Ricardo Pretti); o canadense “Frog Moon” (Noé Rodriguez) e a pequena obra-prima do DF, “Paisagem em Chamas” (Silvino Mendonça).

Outros destaques ficam por conta da estreia no Brasil do premiado longa-metragem pandêmico, “Uma Mulher Escapa” (A Womens Escapes). O trabalho foi dirigido em colaboração pelo turco Burak Çevik e pelos artistas canadenses Sofia Bohdanowicz e Blake. “As interações típicas do trabalho de Blake Williams com óculos 3D anaglifos compõem uma das mais interessantes experiências da mostra Cineastas na Fronteira”, destaca Camilla Margarida, curadora e diretora do festival.

:: Festival de Curtas Kinoforum traz filmes que ‘mostram que nossa vida está em jogo’ ::

5º Fronteira Festival 

29 de agosto a 3 de setembro

Programação completa no site do Festival

Sessão de abertura: 29 de agosto, às 19h.

Onde: Cine Brasília, SQS 106, Brasília-DF

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino