CRIME AMBIENTAL

Inea multa em R$ 10,7 milhões empresa investigada por jogar detergente no Guandu, no RJ

Empresa localizada no Parque Industrial de Queimados, na Baixada Fluminense, é apontada como responsável por espuma

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
espuma cedae
Técnicos identificaram quantidade de detergente duas vezes maior que a permitida por lei na galeria de águas pluviais da fábrica - Reprodução/TV Globo

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) multou em R$ 10,7 milhões a empresa investigada por descarte irregular de material detergente no Rio Guandu nesta semana, o que interrompeu a operação da Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA) esta semana. 

A polícia e o Inea apontam que a empresa Burn, localizada no Parque Industrial de Queimados, na Baixada Fluminense, foi responsável pela espuma. Técnicos do órgão estadual afirmam que uma quantidade de detergente duas vezes maior que a permitida por lei foi identificada na galeria de águas pluviais da Burn Indústria e Comércio. 

Leia também: Estação de tratamento de água volta a operar com 100% da capacidade no Rio após espuma

Segundo com o portal G1, a fábrica tem licenças para fabricar cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. Além de produzir sabões, detergentes sintéticos e desinfetantes. A empresa nega qualquer irregularidade.

A presença de substância surfactantes (composto presente em detergentes) na água formou uma espessa espuma branca no manancial do Guandu na última segunda-feira (28). A Cedae imediatamente interrompeu o fornecimento de água tratada, afetando 11 milhões de pessoas em oito municípios da região metropolitana e Baixada Fluminense.

Após 14 horas de paralisação, a Cedae informou que voltou a realizar a captação de água no Rio Guandu na noite da última segunda (28). O serviço havia sido interrompido na madrugada. O abastecimento para toda região metropolitana levou 72 horas para ser normalizado.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita