literatura

Bienal do Livro do RJ: confira os destaques da programação até o dia 10 de setembro no Riocentro

Entre as atrações mais esperadas estão a escritora mineira Conceição Evaristo e a norte-americana Julia Quinn

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Edição comemorativa vai reunir mais de 300 autores de 1° a 10 de setembro no Riocentro - Divulgação

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa nesta nesta sexta-feira (1°) sua edição comemorativa de 40 anos. O evento vai reunir mais de 300 autores nacionais e estrangeiros no Riocentro, localizado em Jacarepaguá, na zona oeste da capital, até o dia 10 de setembro. O público esperado este ano é de 600 mil pessoas.

Leia mais: Casa Escrevivência: escritora Conceição Evaristo inaugura projeto no Rio de Janeiro

Entre as atrações mais esperadas estão a escritora mineira Conceição Evaristo e a norte-americana Julia Quinn, autora da série de romances 'Os Bridgertons', que vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares só no Brasil e inspirou o sucesso homônimo da Netflix.

A programação também inclui painéis sobre temas sociais, como racismo e desigualdade, além de discussões sobre Inteligência Artificial (AI), emergência ambiental, cannabis medicinal e maternidades reais.

Entre os nomes confirmados também estão Itamar Vieira Junior, Lázaro Ramos, Ailton Krenak, Gilberto Gil, Fernando Montenegro, Helô D’Angelo, Bianca Santana, Luiz Antonio Simas, Eliane Brum e Bia Bedran.

O Brasil de Fato separou alguns destaques da extensa programação. Veja a lista completa no site da Bienal do Livro.

Sexta-feira - 1° de setembro

14h - Mesa do autor: Mauricio de Sousa

17h - 40 anos de Bienal: uma celebração

Autores que protagonizaram cenas inesquecíveis no evento dividem com o público as suas histórias favoritas da Bienal: Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Ruy Castro, Mauricio de Sousa, Clara Alves e Rosa Maria Araújo.

18h - Sextou com Simas

Com convidados especiais em cada sessão, o professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário num botequim carioca, onde a literatura brasileira e a cultura popular se misturam.

Sábado - 2 de setembro

11h - A transformação do Jeremias na Turma da Mônica

Como as Graphics MSP do personagem discutiram racismo, ancestralidade e igualdade, e ajudaram no aumento da representatividade nos gibis da empresa. 

12h - Contar e escrever

Expoentes dos podcasts conversam sobre seus projetos de sucesso e os bastidores — da concepção às escolhas narrativas, passando pela pesquisa, entrevistas e até mesmo a adaptação para o formato literário: Tiago Rogero, Flávia Oliveira, Chico Felitti e Lola Ferreira.

15h - Contadores de história

Neste encontro, autores conversam sobre a arte de contar histórias e o poder da imaginação em promover mudanças reais no mundo: Neal Shusterman, Lázaro Ramos, Pétala Souza e Isa Souza.

16h - Novos centros, muitas vozes

Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk, Mànya Millen e Aldri Anunciação conversam sobre como a literatura contemporânea tem apresentado romances que nos convidam a pensar diferentes experiências de ser brasileiro.

18h - Páginas na tela

Um espaço para conversas sobre histórias que estão por toda parte: nos livros, nas telas, em todas as mídias. Com Lázaro Ramos, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Ana Lima.

19h - Baile da realeza

A autora Julia Quinn recebe seus leitores num baile de máscaras para um encontro exclusivo.

Domingo - 3 de setembro

11h - Palavra-chave - Entrevista com a autora norte-americana Holly Black

12h - Mesa do autor - Eliana Alves Cruz, autora de "O crime do cais do Valongo" (2018)

13h - Entrevista com autora best-seller norte-americana Julia Quinn

16h - Mesa do autor - Lázaro Ramos

Segunda-feira - 4 de setembro

16h - Livros que me (trans)formaram

As repercussões da literatura na vida de leitores apaixonados. Com Iris Figueiredo, Ivan Costa, Henrique Rodrigues, Claudia Lamego e Priscila Sztejnman.

17h - O universo das webcomics e a produção de quadrinhos on-line

A expansão da indústria de quadrinhos para a internet e suas particularidades. Com Paulo Moreira, Helô D’Angelo, Triscila Oliveira e Isadora Zeferino.

18h - Mais que o poema

Uma conversa sobre as possibilidades do poema na música, na performance e nas redes sociais com Letrux, Carol Dall, Natasha Felix e Leonardo Marona. 

Terça-feira - 5 de setembro

16h - Páginas no palco

Vera Holtz irá trazer uma leitura de trechos da peça “Ficções” acompanhada pelo músico Federico Puppi

17h - Mulheres e o humor

Humoristas compartilham as alegrias e dificuldades da arte de fazer rir. Com Pequena Lo, Ingrid Guimarães, Eduarda Azevedo e Marisa Orth.

18h - Em Primeira Pessoa: Conceição Evaristo

A autora Conceição Evaristo fala sobre sua trajetória, relação com a leitura e escrita, o conceito de escrevivência e suas influências.

19h - Para sonhar um novo mundo

Em um encontro entre a ficção e a ciência, buscando inspiração para sonhar e realizar uma sociedade menos desigual. Com Sidarta Ribeiro, Hanna Limulja e Cláudia Lamego.

Quarta-feira - 6 de setembro

13h - Desdobrando culturas: o impacto dos mangás no Brasil

14h - Por trás do traço: um bate-papo com artistas do mundo independente

15h - Do conceito à publicação: a jornada dos quadrinistas

16h - Clarice na palavra, no canto e no bate-papo com Beth Goulart, Laila Garin e Bianca Ramoneda.

17h - Maternidades reais

Uma conversa franca sobre o que só se aprende na prática sobre cuidados e criação de filhos com Daiana Garbin, Gabi Oliveira, Isabela Reis e Ruth Manus.

18h - Medicinal, recreativa e industrial: a cannabis hoje

Em uma conversa franca, médicos, escritores e ativistas refletem sobre a cannabis hoje e debatem sem preconceitos algumas de suas principais questões.

18h - Dinheiro é coisa séria com Nath Finanças e Nathália Cruz

Quinta-feira - 7 de setembro

11h - Palco animado com Bia Bedran

13h - Amazônia agora e sempre

Autores e ativistas com diferentes perspectivas falam das urgências da proteção ambiental, mas também das riquezas e da importância da floresta para todo o planeta. Com Míriam Leitão, Eliane Brum, Marcia Kambeba e Cristina Serra.

14h - Em primeira pessoa: Ailton Krenak

Krenak nos estimula a pensar em outras formas de conviver com as pessoas e a considerar os animais, plantas, rios e mares como viventes e tratá-los de forma respeitosa. 

15h - Palco animado com Bia Bedran

18h - A leitura inventa o futuro

Ativistas, pensadoras e autoras presentes no debate público, que também são grandes leitoras, conversam sobre possíveis futuros do Brasil que incluam mais livros e diálogos. Com Winnie Bueno, Bel Santos Mayer, Pedro Pacífico e Daniele Salles.

19h - Uma Nova Independência

Laurentino Gomes, Ynaê Lopes dos Santos e Tiago Rogero falam sobre como a sociedade brasileira precisa entender sua origem para poder traçar novos caminhos.

Sexta-feira - 8 de setembro

12h - Na rua a gente se encontra

Representantes de vários segmentos discutem como a cidade pode ser mais acolhedora com os seus habitantes. Com Joice Berth, Pedro Machado, Ana Paula Araújo e Vitor Almeida.

13h - Fanfics: da inspiração à publicação

Autores conversam sobre inspiração, limites dos direitos autorais e como as fanfics estão ganhando influência.

14h - Rádio novelo e a arte de contar histórias

Neste encontro, Paula Scarpin, Flora Thomson-Deveaux, Évelin Argenta e Júlia Matos contam uma breve história e depois revelam os bastidores de um dos projetos recentes da produtora.

16h - Quem tem medo de você IA?

Pesquisadores e artistas discutem os rumos da inteligência artificial e falam sobre como elas são aplicadas na vida diária, regulamentação, criatividade e ética. Com Nina da Hora, Pedro Garcia, Bruno Natal, Dora Kaufman e Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

18h - Sextou com Simas

Sábado - 9 de setembro

11h - Mais que autor

Conversa sobre experiências em outras áreas da produção do livro, e como esse envolvimento no mercado editorial pode influenciar a obra.

12h - Mesa do autor: Manoel Soares

13h - Blake Crouch em conversa com Alice Braga

O prestigiado escritor e roteirista norte-americano Blake Crouch fala sobre suas obras, seu novo lançamento e a adaptação de Matéria Escura.

14h - Inventar futuros

Autores que pensam diferentes futuros para um bate-papo sobre as possibilidades de imaginar novos caminhos.

16h - Páginas no palco: Cláudia Abreu e Virginia Woolf

Leitura dramatizada de trechos da peça “Virginia: um inventário íntimo” e conversas sobre temas sensíveis, humanos e tocantes, com Claudia Abreu.

18h - Meditação: uma pausa para o cuidado

Monja Coen Roshi vai conduzir uma meditação guiada, em seguida ela conversará com a jornalista Helena Galante sobre temas que reforçam importância do cuidado em tempos de agitação.

Domingo - 10 de setembro

12h - Mesa do autor: Bianca Santana, diretora executiva da Casa Sueli Carneiro, que compõe a Coalizão Negra por Direitos.

14h - Diásporas e raízes

Autoras de relatos que envolvem uma busca pela identidade falam de semelhanças e diferenças entre Brasil e Angola, a importância de compartilhar narrativas que elaboram o passado para transformar o presente. Com Yara Nakahanda Monteiro, Bianca Santana e Stephanie Borges.

15h - Do romance policial ao true crime: por que os crimes nos fascinam?

Dezenas de livros, filmes, séries e podcasts são baseados em crimes reais. Nesse encontro, autores vão desvendar os bastidores da apuração e os segredos de um gênero que desperta a curiosidade dos brasileiros.

16h - Ciranda literária (ABL)

Autores da Academia Brasileira de Letras falam sobre seus trabalhos e influências. Com Ana Maria Machado, Rosiska Darcy, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Antonio Cícero, Antonio Torres e Carlos Nejar.

19h - Rita Lee: uma homenagem

Uma homenagem ao trabalho da rainha do rock com Kamille Viola, Guilherme Samora e Mel Lisboa.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita