TRAGÉDIA

Sobe para 21 o número de mortes no Rio Grande do Sul devido ao ciclone extratropical

A região do estado mais atingida é o Vale do rio Taquari, mas outros rios também estão subindo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que as chuvas deem uma trégua nesta terça (5), retornando na quarta-feira (6) com temporais na região de fronteira com a Argentina e Campanha gaúcha - Foto: Brigada Militar

O governador Eduardo Leite anunciou no meio da tarde desta terça-feira (5) que o número de mortos por causa do ciclone extratropical que atingiu o estado já chega a 21 pessoas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul encontrou 15 corpos em uma mesma casa durante uma vistoria da cidade gaúcha de Muçum. 

A cidade de Muçum fica localizada no Vale do rio Taquari que atingiu mais de 29 metros acima da normalidade durante a tarde.

:: Chuva intensa no RS deixa mais de 200 pessoas desalojadas e cinco óbitos ::

O número de óbitos ultrapassou o registrado em junho deste ano, quando 16 pessoas perderam a vida devido ao ciclone extratropical. Esse é o quarto evento climático severo que atinge o estado desde junho. Até o início da tarde desta terça-feira (5), a Defesa Civil registrou 62 municípios afetados. 

Pessoas nos telhados das casas estavam sendo regatadas de helicópteros e Leite anunciou ainda que além das aeronaves do governo gaúcho entraram em operação helicópteros da Marinha e do Exército.

A Polícia Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro também cederam aeronaves e embarcações para as ações de salvamento. O atendimento será reforçado na região do Vale do Taquari, uma das áreas mais afetadas. Os helicópteros estão salvando pessoas avistadas sobre árvores e telhados, além de pacientes ilhados em hospitais – como ocorreu na cidade de Roca Sales, onde dez pessoas foram resgatadas e levadas para o hospital de Estrela.

Leite disse que está em constante contato com a Defesa Civil e com os prefeitos das cidades afetadas e que, assim que for possível, se deslocará até as áreas atingidas a fim de acompanhar os trabalhos e garantir todo o suporte necessário às famílias e aos municípios nas ações de reconstrução.

:: A emergência do debate sobre soberania alimentar e desastres socioambientais ::

Ministros visitam áreas atingidas por temporal

Com o objetivo de levar ajuda do governo federal para os gaúchos afetados pelo temporal, e por determinação do presidente Lula, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, virão ao Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (6).

A comitiva de ministros embarca às 6h da manhã de Brasília com previsão de chegada para às 8h30 em Caxias do Sul. Os ministros vão visitar as áreas mais atingidas pelo temporal no Rio Grande do Sul sobrevoando os municípios mais afetados pelas chuvas.

Confira o roteiro

8h – Desembarque no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul/RS
Endereço: Av. Salgado Filho, 3451 - Salgado Filho, Caxias do Sul/RS

8h30 – Decolagem, de helicóptero, de Caxias do Sul para Encantado/RS
   
Voos sobre as regiões afetadas nos municípios:
Muçum
Roca Sales
Encantado

8h30 – Pouso no Município de Encantado/RS 
Local: a confirmar 

10h – Visita aos abrigos no município

11h – Coletiva de Imprensa
Local: a confirmar
 
12h – Reunião com Prefeitos da região e Defesa Civil 
Local: a confirmar

Pessoas afetadas

Estima-se em 25.734 o número de pessoas afetadas em todo o Rio Grande do Sul. Além dos 21 mortos, outras 2.984 pessoas estão desalojadas, 1.650 desabrigadas e 66 cidades no Rio Grande do Sul foram afetadas. Santa Catarina também foi atingida por tempestades e rajadas de vento, e uma pessoa morreu no estado catarinense.

O estado registrou queda de granizo, ventos fortes e tempestades, com transtornos associados (como enxurradas e inundações). Os estragos ocorreram, principalmente, na região dos Vales, no Norte e na Serra gaúcha. O rio Taquari chegou a atingir a cota de inundação em Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas. Em quase todos esses municípios, houve a retirada de famílias de forma preventiva.

:: Ciclones, chuvas fortes: a emergência climática e a crise estrutural ::

A Defesa Civil está monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas. No momento, o Taquari segue acima da cota de inundação nas estações Muçum, Encantado e Estrela. Já o rio Caí ultrapassou esse nível em São Sebastião do Caí e Montenegro.

Além do atendimento à população, o governo está trabalhando para desobstruir acessos bloqueados. Em alguns municípios há pontes submersas ou interditadas. As enxurradas provocaram também a ruptura da ponte que liga Farroupilha a Nova Roma, com a queda de uma das cabeceiras.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que as chuvas deem uma trégua nesta terça, retornando na quarta-feira com temporais e elevados acumulados pela região de fronteira com a Argentina e Campanha gaúcha. Na quinta, as chuvas continuarão atuando na Metade Sul do estado, com condições para transtornos devido aos elevados volumes de chuva. A tendência é de que, na sexta, as instabilidades avancem sobre as demais regiões com chuvas pontualmente fortes.

Hospital em estado de alerta 

A Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) informa que a situação de acesso a seus hospitais Estrela, em Estrela, e São José, em Arroio do Meio, é crítica. 

O Hospital Estrela (HE) está em situação de alerta. O transbordo do Rio Taquari está fazendo com que a água suba pelo canal de esgoto. O HE está trabalhando para evitar que essa situação atinja a subestação do hospital, o que ocasionaria o desligamento da energia da instituição. As cirurgias eletivas foram suspensas, no HE, no dia de hoje (5).  Ainda, o acesso ao hospital está limitado devido ao elevado nível de água no entorno. Solicitamos que a procura por atendimento médico seja realizada, apenas, em extrema urgência.

O Hospital São José (HSJ) localizado em Arroio do Meio teve suas consultas eletivas e cirurgias suspensas nos dias de hoje (5), e amanhã (6). O hospital se encontra sem energia elétrica e sem água. Neste momento, a instituição precisa de doações de roupas de adulto. Os donativos serão recolhidos no HSJ.

Tão logo as situações sejam normalizadas, será informado pelos canais oficiais.

Outros rios também estão subindo

Em outras regiões os rios também começaram a subir rapidamente, é o caso do rio Uruguai, que na tarde de terça-feira atingiu a marca de 8 metros acima do normal, em são Borja, do Rio Ibirapuitã, em Alegrete já chegava a sete metros da cota. Embora ainda não tenham atingido diretamente as pessoas, as prefeituras já começaram a providenciar abrigos para moradores ribeirinhos, pois as águas continuavam subindo.

:: Qual o rumo da questão ambiental no Brasil? Confira debate polêmico e compromissos firmados ::

Estradas bloqueadas

Já foram constatadas 24 estradas estaduais com bloqueios totais e parciais no Vale do Taquari. Duas pontes foram destruídas pelas chuvas, na ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, e na ERS-431, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul.

Pontos de bloqueio em rodovias federais

BR 290, km 9,5 em Osório, sentido litoral/capital, faixa da direita e acostamento interditado devido ao acúmulo de água na pista.

BR 386, km 354, em Estrela (Ponte do Arroio Estrela) trânsito totalmente bloqueado.

BR 386 km 339, em Lajeado pista lateral interditada sentido crescente (área das obras de duplicação) - trânsito fluindo pela principal.

BR 386 km 349, em Estrela (Ponte do Rio Taquari) pista totalmente interditada por motivo de segurança

BR 116, Km 181, em Nova Petrópolis (na sinaleira), interditada totalmente, em razão da segurança;

BR 116, Km 96, em São Marcos, ponte do Rio das Antas, interditada totalmente, em razão da segurança;

BR 116, km 160,7 em Caxias do Sul, terra e vegetação sobre o acostamento e parte da faixa crescente, local sinalizado com cones;

BR 116, km 214, em Morro Reuter, sentido capital/interior em meia pista, devido a queda de barreira, local sinalizado com cones;

BR 285, Km 332, em Carazinho, pista parcialmente bloqueada, queda de barreira chegando no acostamento. Local sinalizado.

BR 470, km 143, em Nova Prata (Ponte do Rio da Prata), pista interditada para veículos pesados (liberada apenas para veículos leves)

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko