Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Denúncia

Centro religioso de Olinda, Ilê Axé Oxum Ipondá, luta contra desapropriação de moradores

O Ilê está localizado na região da cidade baixa de Olinda, por onde o Rio Fragoso flui

06.set.2023 às 18h38
Recife (PE)
Rodolfo Rodrigo

Desde 2006, o Ilê Axé Oxum Ipondá, desenvolve ações que beneficiam os moradores da comunidade. - Ilê Axé Oxum Ipondá

Desde 2006, o Ilê Axé Oxum Ipondá, localizado em Jardim Fragoso, na cidade de Olinda, desenvolve ações que beneficiam os moradores da comunidade. Construído principalmente pela Ialorixá Inajá Soares, com o apoio dos membros do Ilê, o centro religioso se tornou referência no auxílio à população vulnerável. O Ilê Axé Oxum Ipondá e todo o bairro estão localizados na região da cidade baixa de Olinda, por onde o Rio Fragoso flui. Durante o período chuvoso, o rio transborda, resultando em inundações frequentes que afetam a área. 

Em 2012, como uma solução para os problemas causados pelas chuvas, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), a Secretaria das Cidades e a Prefeitura de Olinda iniciaram um projeto de urbanização da Bacia do Fragoso. O projeto envolveu o alargamento e o revestimento do canal, visando reduzir os danos causados pela falta de infraestrutura. No entanto, essa obra tem gerado preocupações para a população local. Confira:

 

Segundo Inajá, a desapropriação de propriedades tem sido a sua principal preocupação. "No primeiro momento, eu não dormia, não comia. Fiquei muito desesperada sem saber o que fazer. A gente foi na prefeitura atrás de informações e disseram que não tinha nenhum projeto falando da desapropriação do local”, afirmou.

Desde a sua criação em 2016, o Ilê Axé Oxum Ipondá tem promovido ações benéficas para os moradores da região. Em todo mês de novembro, a ação "Saúde dos Terreiros", realizada em parceria com o poder público, oferece testes rápidos, atendimento médico, vacinação e avaliação nutricional para a população. Além disso, o centro religioso oferece oficinas de dança, aulas infantis e distribuição de refeições para cerca de 200 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na comunidade.

"O sentimento é de desprezo, desrespeito e dor. Porque eles estão sentadinhos, têm suas casinhas boas, têm tudo, enquanto a gente passa por todo um processo de construção de tudo e eles não estão nem aí. Não dão importância aos sentimentos. Porque tudo isso aqui existe sentimento, luta, trabalho" acrescentou Inajá Soares.

O projeto de urbanização da Bacia do Fragoso inclui a implantação de três conjuntos habitacionais, duas lagoas de retenção, mais de cinco mil metros de canal revestidos e um sistema viário com mais de 10 km de vias pavimentadas às margens do canal. Além disso, segundo a CEHAB, a obra prevê a desapropriação de 1.500 imóveis e a realocação de 700 famílias que residem em palafitas e casas ao longo do trecho a ser executado.

 


Obra da Bacia do Fragoso. Google Earth. / Reprodução TCE

"Não tem como a gente sair de um dia para o outro, porque são fundamentos que estão conosco. São sentimentos, é o que a gente cuida, a nossa espiritualidade, não tem como a gente tirar isso. São processos que têm que ser feitos para poder ser retirado e recolocado em outro lugar," explicou Henrique, integrante do Ilê.

A obra de alargamento do canal do Fragoso está programada para ser concluída em 2024. Até o momento do fechamento desta reportagem, a redação do Brasil de Fato não havia obtido respostas da Companhia Estadual de Habitação e Obras em relação ao caso.

 

Editado por: Helena Dias
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PAUSA

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato

Justiça

‘Foi uma afronta ao STF’: Orlando Silva critica manobra para blindar Ramagem e Bolsonaro

Em Moscou

‘É difícil de imaginar’, diz Celso Amorim sobre entrada da Ucrânia na Otan

Pela paz

Rearmamento da Europa ‘é uma loucura’, diz Lula em Moscou

Tarifaço

Trump indica redução de tarifas sobre produtos chineses e Pequim anuncia medidas para ‘estabilizar mercado’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.